Redação da Tribuna dá 10 dicas de livros para o Natal

Com gêneros variados, sugestões vão de romances históricos a crônicas


Por Júlio Black

20/12/2019 às 07h10

Estivéssemos no Natal de 1999, provavelmente teríamos uma lista de sugestões de CDs para presentear parentes, amigos – ocultos ou não – e colegas de trabalho. Afinal, era a época do CD a R$ 10, ainda barato para a época, o Napster não havia mudado a forma de ouvirmos música, e os livros andavam meio que em baixa. Mas agora é 2019, todo mundo ouve música pelos serviços de streaming, os CDs estão esquecidos, e o ato de ler ganhou um impulso danado nessas últimas duas décadas. Vivemos, ainda, tempos em que a cultura tem sido atacada por todos os lados, inclusive por aqueles que deveriam ser os primeiros a defendê-la.

PUBLICIDADE

Por isso mesmo, presentear as pessoas próximas com livros não é apenas uma boa escolha, como pode ser considerado o tal ato de resistência que tanto falam por aí. Sem contar, claro, que um bom livro pode fazer toda a diferença na vida de alguém.

Sendo assim, a Redação da Tribuna recomenda alguns dos livros que fizeram nossas cabeças durante o ano, seja para quem ainda está em dúvida quanto ao presente ou para aqueles que, por conta da correria, esqueceram que precisam oferecer algo valioso para esposa, namorada, noiva, pai, mãe, irmão/irmã, tios/tias, sobrinhos/sobrinhas, primas e primos, aquela amiga, aquele amigo, até mesmo o amigo oculto que fica por conta do presenteador. Ou, se for a situação, para quem está à procura para si próprio daquela descoberta literária esperta.

Esperamos que nossa lista ajude os leitores nessa reta final antes do Natal. Boa leitura.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.