Musse de queijo com calda de goiabada para um Natal à mineira

Aprenda a fazer receita que leva ingredientes simples e fáceis de encontrar para surpreender na ceia


Por Júlia Pessôa

20/12/2019 às 06h32

Danielle sugere a musse, que é prática, leve e de fácil preparo (Foto: Fernando Priamo)

Embora o Natal tenha lá suas doçuras clássicas, como a rabanada e o panetone, surpresas caem muito bem com o clima da estação, e surpreender na sobremesa pode ser uma boa pedida (ainda mais sem ter muito trabalho). A receita desta edição tem essa cara: simples, leve, vistosa, saborosa e com um bônus: carregada de mineiridade. “Não é muito doce, ela combina a força da goiabada com a suavidade do queijo em uma combinação inusitada. Cai muito bem porque normalmente as ceias são fartas, e as comidas, pesadas, ela traz muita leveza e sabor”, diz Danielle Cerutti, que criou a sobremesa durante a faculdade de gastronomia, para um jantar à brasileira. “Depois de pensar, cheguei a esta releitura do clássico Romeu e Julieta, que agrada gerações”, garante a cozinheira.

O preparo é supersimples, com ingredientes acessíveis e sem muitos processos. Só não dá para fazer de última hora, porque precisa ficar na geladeira por 12 horas. Danielle, que sempre se encantou pela gastronomia e abriu mão de um emprego administrativo para se dedicar profissionalmente à área, está a pleno vapor com as encomendas natalinas, que, além da mousse, incluem torta de leite Ninho com Nutella, brownie e quiches de sabores variados. As encomendas podem ser feitas pelo telefone ou WhatsApp, no número 98802-4501.

PUBLICIDADE

Musse de queijo de minas com calda de goiabada ao vinho

por Danielle Cerutti

Ingredientes

(Foto: Fernando Priamo)

Musse
1 xícara (chá) de leite
1/2 xicara (chá) de açúcar
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
500g de queijo de minas frescal
1 pacote de gelatina incolor em pó

Calda
300 gramas de goiabada em cubos
1/2 xícara de água
1 xícara de vinho tinto seco

Modo de preparo

Para preparar a musse, bata bem todos os ingredientes no liquidificador menos a gelatina em pó. Dissolva a gelatina conforme instruções da embalagem e adicione à mistura. Em seguida despeje numa fôrma redonda com furo ao meio e leve à geladeira por aproximadamente 12 horas.

Para a calda, coloque a goiabada numa panela com a água e o vinho em fogo baixo e deixe ferver até dissolver a goiabada e engrossar. Desenforme a musse num prato e cubra com a calda fria.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.