‘Anatel Consumidor’ é a nova ferramenta para registro de problemas

Por este processo, consumidor pode reabrir o chamado e avaliar o atendimento


Por Tribuna

08/12/2019 às 06h58

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou, no final de novembro, duas novas ferramentas que vão ampliar a transparência do setor frente aos usuários. São elas: o Anatel Consumidor e os Painéis de Dados. Conforme a agência, a Anatel Consumidor substituiu o sistema Focus, tornando a ferramenta mais eficaz e atualizada para o recebimento de reclamações e questionamentos dos consumidores.

Para utilizar o sistema, o usuário pode acessar o portal da Anatel ou baixar o aplicativo para celular. É necessário realizar um cadastro e, a partir daí, é possível registrar a reclamação contra a prestadora, que deverá dar um retorno em até dez dias corridos. A ferramenta permite que o consumidor reabra o chamado e avalie o atendimento.

PUBLICIDADE

Em relação aos Painéis de Dados, a Anatel explica que o objetivo é disseminar dados setoriais do órgão. A ferramenta vai disponibilizar uma série de gráficos, mapas, dados segmentados e planilhas que podem ser úteis para consumidores, empresas, consultorias, órgãos públicos e veículos de imprensa. Atualmente, estão disponíveis dados sobre sete temas: acesso, certificação de produtos, consumidor, espectro e órbita, outorga e licenciamento, qualidade e regulamentação.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.