Cobertura do Ginásio Municipal deve ser finalizada ainda em novembro

Estrutura principal da cobertura já foi concluída, restando a etapa secundária; próximo passo são os acabamentos internos


Por Bruno Kaehler

23/11/2019 às 07h00

As obras do Ginásio Poliesportivo Jornalista Antônio Marcos, o Ginásio Municipal, prosseguem com o objetivo de conclusão em 2020. Nos últimos meses, a atenção esteve mais voltada à construção da cobertura do futuro palco esportivo de Juiz de Fora, além da concretagem de um reservatório de água. As fotos foram feitas pela Tribuna nesta sexta-feira (22).

A Secretaria de Obras (SO) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) confirmou que a cobertura principal da estrutura está finalizada, restando apenas a secundária, que cobre a circulação na parte superior da arquibancada. A projeção é a de que esta etapa seja concluída ainda neste mês.

PUBLICIDADE

No Ginásio haverá um isolamento térmico de lã de vidro. De acordo com a SO, “pela primeira vez na região está sendo utilizada telha de aço zipada, que é uma telha que não tem emenda, portanto, impossibilitando que chova dentro do ginásio. Além disso, foi aplicado facefelt em lã de vidro apoiado em rede de proteção esportiva em corda trançada entre nós, em 100% polietileno de alta densidade com tratamento UV. No anel de circulação superior, a cobertura é de telha termoacústica de aço.”

Reservatório de água

Outro processo avançado é a construção de um reservatório de água na Avenida Engenheiro Valdir Pedro Monachesi. Com a concretagem pronta, restam a impermeabilização e os alçapões de manutenção. Ele será dividido em um módulo de água potável e outro de reúso. A água de reúso terá utilização em descargas dos banheiros, lavagem e irrigação do paisagismo. Segundo a PJF, no local de instalação deste reservatório ainda haverá uma laje de cobertura como um mirante, onde as pessoas terão como apreciar a vista do complexo esportivo, composto pelo Ginásio e pelo Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.

Ginásio irá integrar o complexo esportivo juiz-forano ao lado do Estádio Municipal (Foto: Fernando Priamo)

Acabamento interno

Após a conclusão total da cobertura do palco esportivo, os acabamentos internos serão feitos, como o revestimento das paredes, a colocação dos assentos da arquibancada e a pintura. Também são projetadas as instalações hidrossanitárias, elétricas e vedações. Por último, haverá a urbanização do entorno.

Como o projeto é de 2005, sofreu algumas atualizações durante os anos. “Foram feitos pequenos ajustes para adequação de normas vigentes, como do Corpo de Bombeiros, mas também para modernizar a estrutura, incluindo a questão da sustentabilidade. Por isso, substituímos a iluminação de todo o ginásio por iluminação led, que não continha no projeto inicial. Além disso, será usada energia solar nos vestiários e a água de reúso.”

Atual cenário da parte interna do Ginásio Municipal (Foto: Leonardo de Paula/PJF)

Ainda segundo a Secretaria de Obras, o valor da construção continua o previsto na licitação – de R$ 16,4 milhões. Como previsto em contrato divulgado no Atos do Governo em maio de 2018, o prazo máximo para a entrega é o de agosto de 2021. No entanto, o prefeito Antônio Almas já expôs a projeção e vontade de conclusão ainda em 2020.

O conteúdo continua após o anúncio

O Ginásio Municipal terá capacidade de 5 mil pessoas com acessibilidade, quadra poliesportiva e salas multiuso, além de vestiários e sala de musculação e descanso para os atletas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.