Seis peças para ver no fim de semana em JF
Um dos destaques é ‘A viagem do Trem Bão’, do Grupo Divulgação, que volta a usar o palco do Forum da Cultura
O fim de semana cultural de Juiz de Fora está agitado. Além de seis estreias no cinema, shows, exposições e outras opções para o público, nada menos que seis peças terão apresentações entre sexta-feira e domingo. Uma delas é “A viagem do Trem Bão”, que marca o retorno do Grupo Divulgação ao seu espaço mais célebre: o palco do Forum da Cultura. Outros espetáculos que estão na agenda são “O voo da vez” e “Roter faden – Fio condutor”, do Grupo Perna de Palco; “O biscateiro”, de Adelino Benedito”; “#stories”, da Cia. Santa Corja; e “Rádio Osquindó – O Show”, do projeto Diversão em Cena ArcelorMittal.
O espetáculo infantil “A viagem do Trem Bão”, que estreia nesta sexta-feira (8), às 20h, marca o retorno do Grupo Divulgação ao palco do Forum da Cultura, que teve o prédio interditado parcialmente em fevereiro por conta do risco de desabamento do muro que faz divisa com a Escola Estadual Delfim Moreira. A situação só foi resolvida recentemente, o que afetou as atividades do grupo. Diretor do Divulgação e responsável pelo texto e direção da peça, José Luiz Ribeiro conta que, nesse período, apenas “Agonia e gozo” teve uma apresentação no espaço, no primeiro semestre, por conta do encerramento do curso para os universitários; “Os filhos de Prometeu” teve curta temporada entre maio e junho em outra sala do Forum de Cultura, e depois foi apresentada apenas no Festival de Mariana (e foi vencedora do Prêmio do Júri).
“A viagem do Trem Bão” tem como protagonista o maquinista Ludgero, apaixonado por trens e insatisfeito pelo fato de as pessoas terem trocado os vagões pelos carros. Num desses momentos que só a magia do teatro permite, ele é levado até a infância, no dia de um de seus aniversários, quando ganha um trem novo. Ao dormir, é visitado pelo anjo que protege os brinquedos, e os dois encaram uma viagem em que Ludgero, além de aprender várias lições, reencontrará o seu primeiro trenzinho, o Trem Bão.
“Nós fizemos ainda apresentações menores de ‘A viagem do Trem Bão” em escolas da periferia; tentamos não ficar parados, pois só ensaiar não dá”, diz José Luiz. “Os meninos estão formando, então fizemos essa temporada para homenageá-los, pois ensaiaram o ano inteiro. O teatro foi liberado agora, então faremos ainda apresentações de outras duas peças no Forum durante este mês”, adianta, lembrando ainda de sua estreia no Teatro Paschoal Carlos Magno na próxima quinta-feira (14). “Semente de paixão’ é uma peça sobre o pai do Paschoal, Nicola, que era uma figura maravilhosa.”
O diretor, ator e dramaturgo lamenta, ainda, que a interdição parcial do espaço tenha inviabilizado diversos projetos para 2019. “A nossa parte de pesquisa ficou muito prejudicada, porque temos toda essa parte antes dos espetáculos. E tem o caso da apresentação no Paschoal, onde nunca me apresentei, e que será única, com quase 70 personagens. Vai ser uma loucura, pois terei que levar todo o material no dia, de manhã, e recolher tudo logo depois.”
Outra questão levantada pelo artista é o fato de, agora, não poder cobrar entrada nos espetáculos no Forum da Cultura. De acordo com Ribeiro, isso aconteceu depois de uma denúncia à UFJF de que “um professor aposentado estaria utilizando o espaço”. “Dizem que isso está na norma dos programas de extensão, que a gente poderia cobrar pelas apresentações e cursos, mas teria que recolher o dinheiro para a universidade; quando precisasse fazer alguma compra, teria que conseguir três orçamentos, e ainda esperar chegar… A outra opção seria aceitar doações. São esses recursos que nos permitem montar as peças. Não sabemos até quando poderemos aguentar.”
Nem tudo, porém, é lamentação. Segundo José Luiz Ribeiro, o prefeito Antônio Almas vai assinar no dia da apresentação, no Teatro Paschoal, o ato que transforma o Grupo Divulgação em patrimônio imaterial de Juiz de Fora. “Num momento em que todo mundo está levando paulada, fazendo espetáculo a R$ 5, receber uma homenagem dessas nos faz respirar para sobreviver. Porque o ano passado foi muito difícil, 2019 ainda mais… Se 2020 continuar assim, vai ser de cortar os pulsos.”
Sexta de voo e stories
Com apresentação única, às 20h, no Diversão & Arte Espaço Cultural, “O voo da vez”, do Grupo Perna de Palco, mostra uma aeromoça (Luzia di Resende) que se encontra em uma situação embaraçosa. Ela terá que entreter os passageiros conversando com eles em português e inglês (língua que não domina), e nessa conversa ela vai expor sonhos frustrados e expectativas em relação a uma vida que ela sempre acredita que poderia ter sido bem melhor.
Já a Cia. Santa Corja estreia no CCBM, também às 20h, “#stories”, espetáculo que apresenta cinco cenas curtas a partir de textos de Rafael Coutinho, com direção do dramaturgo e de Lucas Nunes. Além de Tainá Neves, integrante do grupo, outros dez atores convidados participam de “#stories”, que apresenta as cenas “Carta ao pai”, “Um segundo”, “Se fosse comédia”, “Dentro do abraço” e “Protocolo de atendimento”. A atração terá reapresentações sábado e domingo, no mesmo horário.
Performance, comédia e infantil
No sábado, o Grupo Perna de Palco retorna ao Diversão & Arte Espaço Cultural com “Roter faden – Fio condutor”, misto de espetáculo e performance resultado de pesquisas sobre o movimento do corpo, que envolveu profissionais de linguagens artísticas de culturas e nacionalidades diversas. A apresentação, às 19h30, é precedida por um workshop às 14h, no mesmo local, que propõe a criação do “fio condutor” do título, em que serão abordados temas como violência, imigração, tolerância, radicalismo, entre outros. Não é preciso ter experiência como ator para participar.
O Cine-Theatro Central recebe, às 21h, a comédia “O biscateiro”, dentro do projeto Luz da Terra. Com direção de Mauricio Ribeiro, a história foi escrita por Adelino Benedito, que interpreta o único personagem da peça. Ele encarna Francisco, também conhecido como Tito Bico-Doce, que apesar de ser trabalhador prefere viver de biscates a ter um emprego fixo. Porém, cansado de encarar tantas situações insólitas no cotidiano, decide montar seu próprio negócio. Mas não um negócio qualquer: ele resolver virar um “marido de aluguel”, e o novo ofício vai provocar ainda mais confusões em sua vida.
Por fim, o Diversão em Cena ArcelorMittal apresenta no domingo, às 16h, no Teatro Solar, o espetáculo “Rádio Osquindó – O Show”, da Banda Osquindô. Misturando cantigas, brincadeiras, mitos, jogos e referências das festas populares brasileiras, o musical leva o público até a magia da infância também por meio de cenários, figurinos, recursos cênicos e circenses e adereços. No repertório, músicas como “O trem maluco”, “Rock da canoa”, “A hora da mistura” e “O terrível blues do boitatá”.
Programação
#stories
8 a 10 de novembro, às 20h, no CCBM (Avenida Getúlio Vargas 200 – Centro)
O voo da vez
8 de novembro, às 20h, no Diversão e Arte Espaço Cultural (Rua Halfeld 1.322)
A viagem do Trem Bão
Estreia 8 de novembro, às 20h. Sábados e domingos, às 16h45, no Forum da Cultura (Rua Santo Antônio 1.112 – Centro). 3215-3850. Até 1º de dezembro
Roter faden – Fio condutor
9 de novembro, às 19h30, no Diversão e Arte Espaço Cultural (Rua Halfeld 1.322)
O biscateiro
9 de novembro, às 21h, no Cine-Theatro Central. 3231-4051
Rádio Osquindó – O Show
10 de novembro, às 16h e 17h, no Teatro Solar (Avenida Presidente Itamar Franco 2.104). 3241-3107