Petrópolis Gourmet reúne 43 restaurantes na serra

Com o tema cozinha dos imigrantes, festival acontece de 6 a 17 de novembro; confira receita de um dos pratos, inspirado na cozinha portuguesa


Por Júlia Pessôa

02/11/2019 às 06h58- Atualizada 09/11/2019 às 16h25

O chef Laerte Dias, da Adega Santarém, em Itaipava, oferece o prato durante o festival (Foto Divulgação)

A pouco mais de 20km de Juiz de Fora, Petrópolis (RJ), com atrativos como o Museu Imperial e, mais recentemente, o Museu da Cerveja (com o bar e o restaurante da Bohemia anexos), entre vários outros, é uma boa pedida de passeio de fim de semana, ainda que no esquema “bate e volta”. Entre os dias 6 e 17 de novembro, a cidade será sede da 19ª edição do Petrópolis Gourmet, um dois oito maiores festivais gastronômicos do país.

Foto Divulgação

O tema deste ano é Receita das Colônias, trazendo iguarias inspiradas na Alemanha, Portugal e Itália, países cujos imigrantes se fixaram em Petrópolis. O evento reúne 43 restaurantes, incluindo estabelecimentos de distritos como Corrêas e Itaipava. Além das casas participantes, será possível degustar delícias em ações voltadas para a gastronomia espalhadas em praças, shoppings e na Rua Teresa e Rua 16 de Março, dois fortes polos de compras. No fim de semana do feriadão, de 15 a 17 de novembro, ótima oportunidade para quem se animar a pegar a estrada, o Hortomercado, em Itaipava, terá um espaço com orgânicos, pães, geleias, embutidos, verduras e legumes reunidos em um único local, valorizando a produção local. Os chefs, os cardápios, os preços dos pratos do festival e toda a programação já confirmada do Petrópolis Gourmet podem ser acessados no site do evento.

PUBLICIDADE

Uma das delícias, que remete à colonização portuguesa com um de seus insumos mais tradicionais, o bacalhau, pode ser conferida na receita de hoje, preparada pelo chef Laerte Dias, da Adega Santarém, em Itaipava, especializada em gastronomia lusitana. Além do prato principal, que você aprende a fazer aqui, a casa também mantém a tradição na entrada, as alheiras, um embutido típico feito com diversos tipos de carne e condimentos (assemelhando-se a uma linguiça, mas em forma de ferradura). E, como sobremesa, o também portuguesíssimo toucinho do céu, doce feito à base gemas, açúcar e amêndoas.

Lombo de bacalhau em broa com batata ao murro e cebola por Laerte Dias

 

Ingredientes

280g de lombo de bacalhau
80ml de azeite
Três dentes de alho
Uma cebola média
60g de espinafre
60g de batata pequena
10g de sal
5g de pimenta-do-reino branca
Duas fatias de pão de forma cortadas em cubinhos
Dois ramos de coentro fresco
Ervas finas a gosto

Modo de preparo

Para começar, ferva o bacalhau e reserve. Cozinhe as batatas. Reserve. Corte a cebola em meia-lua e doure no azeite com um dente de alho. Numa outra panela, refogue o espinafre no azeite e um dente de alho. Pegue o bacalhau e retire a pele, porém sem desfiar. Doure as batatas no azeite com as ervas finas. Reserve.

Numa fôrma sem fundo, coloque as batatas e pressione um pouco, até que formem um “bloco”. Em cima das batatas, coloque um pouco do bacalhau e, por cima deste, o espinafre. Em seguida, disponha o restante do bacalhau e a cebola dourada. Por fim, adicione o pão em cubinhos e as ervas finas e um fio de azeite. Leve ao forno a 180 graus por dez minutos. Enfeite com cenoura e azeitonas pretas e azeite extravirgem.

O conteúdo continua após o anúncio

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.