Biscoitinhos recheados para fazer com as crianças

Aprenda a fazer receita simples, rápida e versátil, que é sucesso com a meninada


Por Júlia Pessôa

12/10/2019 às 07h00

Jéssica ensina a garotada a preparar delícias na cozinha, como biscoitinhos (Foto: Olavo Prazeres)

Ainda pequena, a hoje professora de confeitaria Jéssica Nascimento “não dava sossego” à avó, como ela mesma se recorda. “Sempre observava quando ela fazia doces, coisas muito simples e caseiras, mas que eu adorava. Todo dia queria fazer algum bolo, alguma receitinha enquanto minha mãe trabalhava e colocava minha avó doida pedindo que ela me ajudasse (risos).” Talvez seja a lembrança da menina encantada pela confeitaria que tenha levado Jéssica a ter tanto prazer em guiar as crianças pelo universo da gastronomia. “O mais gostoso é que elas tratam a comida com muito respeito e se interessam muito por tudo que estão fazendo. E é muito interessante ver como elas relacionam os conhecimentos da escola e de outros espaços. Outro dia, dando aula, um aluno falou da importância da matemática na confeitaria para dar tudo certo nas receitas. Além disso, é muita diversão, risada o tempo todo!”.

Para reproduzir esse clima delícia de cozinhar com as crianças em casa, Jéssica sugere a receita de biscoitinhos recheados que são superfáceis de fazer e uma guloseima que tende a cair no gosto da meninada. “O tato, o contato com alimento, é bem importante, e os pais podem supervisionar o momento de assar a massa e de preparar o brigadeiro se optarem por este recheio”, explica Jéssica. Para ela, a versatilidade é outro destaque da receita, dá para fazer várias adaptações deixando a criatividade da turminha bem livre. “Usando a massa como base, dá para saborizar com outros ingredientes que não as raspas de limão ou a baunilha: raspas de laranja, essências… Usei os confetes na massa porque são coloridos, e as crianças gostam, mas pode-se usar raspas de coco, castanhas, gotas de chocolate, dá para brincar bem. E quem preferir pode usar o sabor de brigadeiro que quiser ou mesmo usar um recheio pronto como um doce de leite ou o creme de avelãs puro”, acrescenta a confeiteira. “O legal é que ele fica muito saboroso, desmancha na boca e ao mesmo tempo é crocante”, garante ela. Agora é só reunir a galerinha e, literalmente, pôr a mão na massa!

PUBLICIDADE

Biscoitos recheados

por Jéssica Nascimento

Ingredientes:

Massa
130g de manteiga em temperatura ambiente
130g de açúcar
1 ovo
260g de farinha de trigo
Uma pitadinha de sal
Baunilha ou raspinhas de limão a gosto

Recheio de brigadeiro de creme de avelã
1 lata de leite condensado
100g de creme de avelã
50g de chocolate meio amargo
1 caixa de creme de leite

Modo de preparo
Primeiro, bata a manteiga e o açúcar até ficar uma mistura fofa e branquinha. Depois misture o ovo, a pitadinha de sal, baunilha e mexemos mais um pouco. Por último, vem a farinha. Neste momento, é muito importante que se misture pouco a pouco e devagar, para que o biscoito fique bem crocante. Misture apenas o necessário para ficar tudo homogêneo. Guarde essa massa na geladeira por 30 minutos.

Divida em bolinhas do tamanho que preferir e pode colocar o que quiser por cima (confetes, amendoim picadinho, coco ralado etc.). Dê uma leve pressionadinha para afundar um pouquinho os confetes (ou o confeito que desejar) e dar formato ao biscoitinho. Leve para assar a 200 graus até ficar levemente dourado.

O conteúdo continua após o anúncio

Para preparar o recheio, coloque todos os ingredientes na panela e mexa até começar a engrossar. O ponto certo é aquele em que eu levanto a colher com um pouco de brigadeiro e ele não se mistura facilmente com o restante da panela. Deixe esfriar fora da geladeira com um plástico cobrindo o brigadeiro e depois coloque entre dois biscoitinhos, montando um biscoito recheado.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.