Faça o tradicional sonho de padaria em casa

Samuca Brigadeiro ensina receita fácil que acompanha recheio com toque especial


Por Júlia Pessôa

21/09/2019 às 06h52

Samuca sugere rechear os pães com brigadeiro, Nutella ou doce de leite (Foto: Felipe Couri)

Enquanto conversamos, o jovem cozinheiro Samuel Moreira, 20, aluno de Gastronomia do CES, me chamou o tempo todo de “fada”. Mas, contrariando a lógica dos contos infantis, quem fica responsável pela realização dos sonhos – literalmente – neste sábado é ele próprio, que ensina a fazer o “sonho de princesa”, nome que emprestou de um meme à versão do doce de padaria. Samuca Brigadeiro, como prefere sempre ser chamado – e há de me perdoar pela citação anterior – é leve, divertido e sem qualquer complicação, bem como o passo a passo do sucesso das panificadoras. “Cabe muito como uma receita de família, porque é divertido de fazer, prepará-lo pode virar um programa familiar, por exemplo. E é muito fácil!

Foto: Felipe Couri

Geralmente a gente compra o sonho pronto e acha que é superdifícil fazer, eu mesmo tinha preguiça. Mas a facilidade me surpreendeu demais!”
Prestes a se formar, Samuca já atua no mercado gastronômico prestando consultorias para restaurantes, além de sempre divulgar seus doces e receitas no Instagram (@samuca_brigadeiro). Mas a relação com a cozinha vem de muito antes disso, de quando ainda era criança. “A primeira lembrança que tenho de gastronomia é um livro de receitas da minha avó, de meados dos anos 1960. Eu sempre amei ler e tenho o livro até hoje, o mais legal é que ele tinha receitas para várias situações: festas, “mesa para 15 pessoas”, para receber os amigos, várias. E tinha uma linguagem mais formal, até com palavras escritas diferente de hoje, mas com receitas que ainda são interessantes”, conta ele, apaixonado pela profissão. “Cozinhar para mim é felicidade e satisfação: ver que as pessoas ficam felizes, gostam da minha comida, e dividir a experiência além do comer…”

PUBLICIDADE

Para os sonhos não decepcionarem qualquer pessoa que queira seu dia de princesa gastronômico, ele ensina um segredinho que deixa a massa ainda melhor. “Quanto mais tempo ela descansar, melhor o sabor, além de ela ficar mais crocante”, ensina. Segundo Samuca, o recheio pode ser qualquer um cremoso, mas dá algumas sugestões, inclusive, claro, sua especialidade, que você também aprende a fazer com os pequenos segredinhos do cozinheiro. ” Sugiro doce de leite, porque eu amo, Nutella ou o brigadeiro dos sonhos, claro (risos)! Mas até com creme de confeiteiro tradicional é uma opção muito gostosa. Eu imagino este sonho sendo servido em festas ou num encontrinho de amigos em uma casa bem descontraída. Mas ele é tão simples de fazer que dá para preparar sempre que bater vontade, adoro receitas assim!”

Sonho de Princesa por Samuca Brigadeiro

Ingredientes

125ml de leite
350 gramas de farinha
1 colher (sopa) de manteiga
1 tablete (15g) de fermento biológico
Açúcar de confeiteiro (quanto baste) para decorar
Óleo para fritar

Modo de fazer

Misture a farinha, o açúcar, a manteiga , o leite e o fermento com as mãos até que se forme uma mistura homogênea que desgrude delas . Deixe descansar a massa por 20 minutos com um pano por cima. Depois disso, abra a massa e corte com um copo. Deixe descansar por 20 minutos de novo. Esquente o óleo em fogo médio, frite e depois recheie os sonhos. Para finalizar, polvilhe açúcar de confeiteiro.

Brigadeiro dos Sonhos

Ingredientes

1 colher (sopa) de manteiga
1 lata de leite condensado
1 colher (chá) de chocolate em pó
1/2 caixinha de creme de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha

O conteúdo continua após o anúncio

Modo de fazer

Numa panela grossa, misture todos os ingredientes e mexa de 5 a 8 minutos, até dar o ponto de um brigadeiro de colher. Espere esfriar e use para rechear os sonhos em temperatura ambiente.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.