Golpe usa Turma da Mônica para obter dados de cartões de crédito

Educadora dá dicas para evitar que crianças caiam em golpes na internet


Por Tribuna

08/09/2019 às 06h55

Um post falso da Turma da Mônica que vem sendo compartilhado em grupos de WhatsApp e em redes sociais tem tirado o sono de muitas pessoas. Trata-se de um golpe, que tem as crianças como alvo. A dinâmica funciona assim: os personagens Cebolinha, Mônica, Magali e Cascão dizem estar buscando um “novo amigo”. Segundo o texto, para fazer parte da turma, os pequenos precisam comentar “o número de cartão de crédito da mamãe”, “os três numerozinhos atrás” e a “data de expiração” do cartão. Conforme a Mauricio de Sousa Produções (MSP), que já se posicionou sobre o golpe, a imagem viralizada se trata de uma fake news.

Segundo Luiza Mendonça, educadora parental em disciplina positiva e CEO do AppGuardian, aplicativo que oferece o serviço de controle parental que conecta pais e filhos, não é de hoje que os golpes estão tomando a internet e, cada vez mais, os pais têm se preocupado com os perigos do mundo digital e a Dark Web. Outros exemplos recentes são os desafios sombrios lançados no Youtube. Veja abaixo o que a educadora recomenda.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.