Broa de fubá com ingredientes funcionais

Nutricionista se dedica a adaptar receitas tradicionais para que se tornem mais saudáveis


Por Fabiane Almeida, estagiária sob supervisão da editora Isabel Pequeno

27/07/2019 às 06h44

A preocupação com a saúde pode levar a muitas limitações em relação à alimentação quando nos deparamos com comidas que não parecem saudáveis. Até mesmo as receitas caseiras tem suas calorias, observou a nutricionista Renata Mosqueira, formada há 25 anos pela UFV. Ela, que desde cedo se dedica a uma alimentação equilibrada, passou a adaptar tanto comidas doces quanto salgadas, em busca de ingredientes que tragam mais benefícios ao corpo. A receita de broa de fubá, por exemplo, passou por várias gerações de uma mesma família até chegar a Renata por meio de uma amiga. Com ingredientes funcionais, o prato se tornou mais saudável e, segundo ela, até mais gostoso.

(Foto: Olavo Prazeres)

“Gosto muito de cozinhar e tenho a particularidade de gostar de fazer bolos, porque curto fazer coisas para as pessoas comerem enquanto batem um bom papo ao redor da mesa. Como fazia essa receita muitas vezes, queria dar uma pegada mais saudável e fui substituindo os ingredientes. No lugar do fubá comum, costumo usar o fubá de moinho de pedra, que é mais rústico e próximo de como foi colhido. Troco o açúcar branco pelo mascavo e um pouquinho de demerara, e reduzi a quantidade. O leite, muitas vezes, substituo por leite de coco, que eu mesma produzo a partir do coco. Já a farinha de trigo posso trocar por aveia, e uso óleo de girassol, azeite ou óleo de coco.” Ela também já experimentou incrementar a massa com beterraba batida, cubinhos de goiabada ou pedacinhos de queijo, apesar de não achar tão saudável. Sementes de erva-doce também são bem-vindas. “Tenho uma alimentação muito saudável desde os 10 anos, mas sou uma nutricionista que acha que temos que ter o prazer de comer”, observa.

PUBLICIDADE

Segundo Renata, os alimentos funcionais são aqueles que têm propriedades de benefício para a saúde, “como a aveia que tem betaglucanas, que previne doenças cardiovasculares. As receitas funcionais têm ingredientes mais selecionados, com valor nutritivo”. Ela recomenda que o consumo da broa de fubá, mesmo que adaptada, deve ser esporádico já que é sempre bom ter variedade de alimentos. Para quem faz atividades físicas, a broa pode ser uma boa opção. “Como o fubá vem do milho, que é altamente energético, e essa broa tem ingredientes mais saudáveis, pode entrar como pré-treino, porque gera um aporte de carboidratos.”

Relembrando as origens de seu interesse tanto pela culinária quanto pela profissão de nutricionista, Renata conta que as duas paixões surgiram juntas. “A minha avó vivia na cozinha. Fazia almoços de domingo e, quando finalizava, já fazia o bolo da tarde. Minha história com a nutrição surgiu aos 9 anos, eu tinha cadernos em que colava dicas que vinham em revistas. Fazia receita de rosquinha de nata, bolos e pães”, comenta. Hoje, Renata compartilha suas receitas e adaptações com os seguidores no Instagram, onde também dá dicas de saúde.

Renata Mosqueira se interessa por alimentação equilibrada desde a infância (Foto: Olavo Prazeres)

Broa de fubá

Ingredientes
3 ovos caipiras
1 xícara (chá) de óleo de girassol ou óleo de coco ou azeite + opcional: 1 colher (de sobremesa) de manteiga;
1 xícara (chá) de açúcar (coloco 1/2 xícara de açúcar demerara e 1/2 xícara de açúcar mascavo). Obs: se quiser realçar o sabor doce pode aumentar para 1 xícara de açúcar demerara e 1/2 de açúcar mascavo
1 copo (250ml) de leite de coco ou de leite integral pasteurizado. Ou usar outro leite vegetal como: amêndoas, castanhas
1 1/2 copo de fubá (de preferência de milho cultivado de forma sustentável e moído em moinho de pedra)
1/2 copo de farinha de trigo integral ou comum ou de aveia
1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo
Bata no liquidificador, nessa sequência, todos os ingredientes. Ao iniciar o preparo, preaqueça o forno a 230°C. Coloque a broa para assar e assim que subir (após cerca de 5 minutos) abaixe o forno para 180º a 200°C. Polvilhe canela por cima após assada.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.