Alça do Viaduto Augusto Franco não tem data para ser inaugurada
Ligação à Avenida Francisco Bernardino vai encurtar percurso para quem sai da Av. Brasil
Apesar dos avanços recentes nas obras da alça do Viaduto Augusto Franco, no Centro de Juiz de Fora, ainda não há data definida para a liberação do novo trecho ao tráfego de veículos e pedestres. Na manhã desta sexta-feira (26), o secretário de Obras, Amaury Couri, visitou o local, onde ainda faltam ser realizadas as sinalizações horizontal e vertical, além da urbanização do entorno. Segundo a assessoria da pasta, a vistoria é de rotina, mas a secretaria já está em conversa com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pelos recursos, para marcar o dia da inauguração. A data a ser escolhida também depende da agenda do prefeito Antônio Almas (PSDB).
Há um mês, a Tribuna mostrou que o novo traçado já havia recebido asfalto e iluminação led, tecnologia usada pela primeira vez em via pública da cidade. Com a alça do Viaduto Augusto Franco em funcionamento, motoristas e pedestres poderão encurtar o trajeto da Avenida Brasil para a Avenida Francisco Bernardino. Atualmente, há necessidade de cruzar todo o elevado, fazer o contorno pela Praça Antônio Carlos e acessar a Travessa Doutor Prisco para concluir o percurso.
Os trabalhos ainda estão concentrados na pista da Rua Ângelo Falci, que desemboca na Francisco Bernardino e vai receber o fluxo da alça. A expectativa do projeto é desafogar importantes corredores de tráfego, como a Avenida Itamar Franco. Apenas no entorno da Praça Antônio Carlos o trânsito seria reduzido em 30%.
Ônibus urbanos
A conclusão da alça do elevado também deverá reduzir a quantidade de ônibus urbanos que transitam pela Avenida Getúlio Vargas. Segundo estudo da Settra, parte das 170 linhas que circula pela via saturada pode mudar o itinerário, seguindo para o Centro a partir da Avenida Brasil, passando pelo novo traçado até a Francisco Bernardino. A mudança impactaria positivamente inclusive a Avenida Rio Branco.
Outro projeto de mobilidade urbana para aliviar o tráfego na região central é a obra do Viaduto Engenheiro Renato José Abramo, no Bairro Santa Teresa, Zona Sudeste. O elevado ligará a Avenida Brasil à Conexão Sul (via de acesso ao Bairro Bom Pastor), viabilizando mais uma rota direta entre as regiões Norte e Sul.