Convocado, Farinazzo disputa o Continental de Ultramaratona de 100 Km

Juiz-forano irá representar o Brasil em Bertioga (SP); prova tem início neste sábado (27), às 7h


Por Bruno Kaehler

24/07/2019 às 17h30

Acostumado a disputar provas de mais de um dia de duração, Farinazzo estará em Bertioga (SP) pela primeira vez (Foto: Fernando Priamo)

O juiz-forano Marco Aurélio Farinazzo, 51 anos, foi convocado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para integrar a equipe nacional na disputa do Campeonato IAU Continental de Ultramaratona de 100km Américas. O militar da Brigada de Montanha do Exército Brasileiro irá competir neste sábado (27), a partir das 7h, em Bertioga (SP), contra as seleções de Argentina, México, Paraguai e Uruguai, com o objetivo de completar a distância final em menos de 8 horas – feito que já alcançou em 2016, durante a Volta do Lago, em Brasília.

“Para mim é um momento muito especial por representar o país em uma equipe convocada pela CBAt. Estou levando muita fé, focado nos treinos para representar bem, sabendo que os outros atletas são fortes e mais novos. Não conheço os adversários, mas sei que ganhar será muito complicado pelo tempo de treino que tive e pelo meu perfil de provas, porque gosto de etapas mais longas e com obstáculos como montanhas, subidas. Mas devo conseguir ficar abaixo das 8 horas, estou confiante”, destaca o atleta à Tribuna.

PUBLICIDADE

A análise de Farinazzo se deve ao fato de a competição ser realizada em um circuito plano, de 5km, no asfalto da Avenida Tomé de Souza. Em contrapartida, a convocação chegou apenas há pouco mais de duas semanas, visto que o atleta irá substituir o colega de modalidade Marcos Paulo Espírito Santo, cortado da equipe por lesão.

“Foi feito um circuito de provas de 100km, mais alguns eventos distribuídos pelo Brasil como seletiva. Uma comissão técnica foi montada para avaliar os currículos e resultados. Um dos critérios era completar os 100km abaixo das 8 horas, o que não consegui em Brasília, no mês passado, por ser uma prova atípica, com morros e muitas dificuldades. Só um atleta conseguiu este tempo. Acabou convocado um pessoal que acumulou bons resultados em 2018, e eu fui chamado pela lesão do Marcos Paulo”, elucida o juiz-forano.

Preparação curta

Esta é a primeira vez que o Continental será realizado na América do Sul e a quarta prova de 100km disputada por Farinazzo. “É uma prova diferente, porque, como é mais curta dos que as que estou acostumado, toda plana praticamente, sem as montanhas, subidas e pedras, tenho que administrar mais a velocidade, o ritmo. Não posso começar muito forte e quebrar no fim. Vejo muitos atletas fazerem isso e não conseguirem completar as provas”, destaca.

Diferentemente do que ocorre tradicionalmente, contudo, o juiz-forano não teve o tempo ideal de preparação. “Tive somente duas semanas de treinos específicos, por ter sido chamado há pouco tempo. O certo é que a gente comece essa preparação com pelo menos um mês de antecedência, tem todo um ciclo de treinamento, fortalecimento muscular. E nisso tenho que agradecer a todos que vêm me ajudando, tenho feito fisioterapia todos os dias na Sincronia para representar bem o país”, explica.

A chegada de Farinazzo em São Paulo está programada para esta quinta-feira (25), 48 horas antes da estreia na competição.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.