Câmara homenageia Tarcísio e Pedro Nava com nomes de medalhas de mérito

Honraria será concedida às pessoas físicas e jurídicas que tenham se destacado na promoção da vida e da dignidade humana por ações de inclusão social

Por Paulo Cesar Magella

23/07/2019 às 12h04 - Atualizada 23/07/2019 às 16h39

Com aval do plenário, a Mesa Diretora da Câmara promulgou duas resoluções criando medalhas de mérito no município. A primeira é a Medalha Prefeito Tarcísio Delgado de Inclusão Social, a ser concedida, anualmente, às pessoas físicas e jurídicas com a finalidade de distinguir pessoas físicas e jurídicas que tenham se destacado na promoção da vida e da dignidade humana por ações de inclusão social, através da educação, formação profissional, geração de emprego e renda, desenvolvimento econômico, comunicação social, cidadania, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, ação social, cultura, gestão administrativa e parceria público-privada, contribuindo efetivamente para o progresso e o desenvolvimento humano, social, ambiental e econômico da população de Juiz de Fora”. A homenagem entra também no calendário de eventos da cidade.

A cada ano, até 19 homenageados

De acordo com a resolução, assinada pelo presidente da Câmara, Luiz Octavio Coelho (Pardal), serão homenageadas, por ano, até 19 pessoas na celebração prevista para o dia 10 de dezembro, quando se comemora o Dia Nacional da Inclusão Social no Brasil. “Por configurar a personalidade que dá nome à Medalha, na sua primeira concessão será homenageado, com a respectiva honraria, o Senhor Tarcísio Delgado”, diz a resolução.

PUBLICIDADE

Mérito voltado para a produção literária

Os vereadores instituíram também a Medalha Pedro Nava, que será entregue às pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que se destacaram no cenário da produção literária, da recuperação da memória e do fomento à leitura em nosso município ou fora dele. De acordo com a norma, a cada edição anual serão agraciadas “nove novas personalidades e/ou instituições, distribuídas igualmente entre os três méritos:  Produção Literária, Recuperação de Memória e Fomento à Leitura. A seleção dos agraciados será feita pelo Conselho do Mérito, constituído por um representante, com direito a voto, da Câmara Municipal; Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora;  Conselho Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação e Academia Juiz-forana de Letras”. A outorga vai ocorrer sempre em junho, mês de nascimento do seu patrono, Pedro Nava.

 

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também