Frango com quiabo gourmet para um almoço de família

Norma Pifano dá nova cara à receita tradicional de Minas


Por Fabiane Almeida, estagiária sob supervisão da editora Isabel Pequeno

20/07/2019 às 06h05

Receitas tradicionais nunca saem de moda, e para um bom cozinheiro, é sempre possível inovar, realçando novos sabores e dando uma nova cara àqueles pratos já conhecidos. É essa a ideia da gastrônoma Norma Pifano, formada pelo CES há 8 anos, que fez sua própria adaptação do frango com quiabo, angu e salada de couve, que está desde sempre na mesa da família. “A comida para mim é carinho, conforto. Costumo falar de comida que abraça, que dá alento. Esse é um prato que a gente sempre fazia, e, lá em casa, sinônimo de almoço em família era o frango com quiabo”, conta. Para acompanhar, ela sugere um bom vinho tinto, um pouco mais encorpado. O vinho branco também cai bem com a receita.

“A comida para mim é carinho, conforto. Costumo falar de comida que abraça, que dá alento”, reflete a gastrônoma Norma Pifano (Foto: Olavo Prazeres)

Sua história na culinária começou desde nova, com uma paixão que atravessa gerações. “Fui criada na cozinha, minha avó e minha mãe cozinhavam muito, e lá em casa tudo é sinônimo de comida boa e reunir a família em torno da mesa, então peguei esse gosto. Minha mãe foi minha primeira professora. Quando tive que escolher o que fazer da vida, por volta dos 17 anos, escolhi a gastronomia”, comenta. Sua especialidade são as comidas salgadas, sobretudo aquelas receitas que parecem simples e tradicionais e que ganham uma apresentação nova quando são gourmetizadas. “A intenção não é ser mais caro e sim tornar o prato mais bonito. Voce pode servir qualquer coisa, que seja um arroz com feijão, mas as pessoas vão entender que tem um carinho diferente.”

PUBLICIDADE

Pensando nisso, Norma se tornou influenciadora digital na área, postando dicas e receitas no Instagram, e hoje também ministra workshops para compartilhar suas experiências. “Para mim, cozinhar é uma rotina: comer comida fresca, escolher o que comer, comprar e fazer, sempre tento cozinhar em casa. Quando me casei, comecei a postar fotos dos pratos no Instagram, e o pessoal começou a perguntar o que era e como fazia. Então tive um insight de que eu poderia ajudar as pessoas, mostrar que todo mundo pode cozinhar. Um dia uma amiga me sugeriu fazer workshops porque recebíamos muitos comentários de pessoas que diziam que tudo que posto tem uma cara boa e parece mais fácil. E surgiu a ideia de montar turmas na minha casa mesmo, fazendo comidas simples, mas saborosas, servidas de uma forma diferente. Até as pessoas que não cozinham passam a querem cozinhar, outras perdem o medo ou a preguiça.”

Norma Pifano ressalta a importância da boa apresentação do prato em uma mesa de família (Foto: Olavo Prazeres)

Frango com quiabo, angu e salada de couve

Por Norma Pifano

Ingredientes

Frango
1kg de sobrecoxa
1colher (sopa) de curry
Alecrim e pimenta a gosto
3 dentes de alho
2colher (sopa) de mostarda amarela
Sal
400g de quiabo
1 Cebola
3 tomates

Angu
1 xícara de fubá
2 xícaras de água
1/2 xícara de parmesão ralado
Sal

Salada de couve
2 dentes de alho
1 molho de couve
1/2 caixinha de tomate cereja
Azeite
1/2 cebola roxa
Sal
Pimenta-do-reino

Modo de preparo

Amasse o alho com o curry, a mostarda e o alecrim. Tempere o frango com sal e essa pastinha. Passe por todos os pedaços e deixe marinando por pelo menos 20 minutos. Em uma panela doure a cebola picada em tamanho médio com um fio de azeite. Quando começar a dourar, coloque o frango e doure por todos os lados. Em seguida, acrescente um pouco de água (até cobrir o frango pela metade) e os quiabos picados ao meio. Deixe cozinhar aproximadamente 15min em fogo alto. Quando estiver começando a secar a água, veja se o quiabo está cozido (se não estiver, pode ir acrescentando água aos poucos até ele chegar no ponto) e por fim, os tomates picados em quatro. Deixe cozinhando em fogo baixo. Acerte o sal, a pimenta e desligue o fogo. Se quiser o frango com mais caldo, vá colocando água a seu modo.

Para o angu, coloque a água e o fubá em uma panela ainda com o fogo desligado. Misture, acenda o fogo e vá mexendo para não correr o risco de dar aqueles gruminhos. O segredo é não parar de mexer lentamente. Quando o angu começar a engrossar (5 minutos depois), adicione o parmesão ralado e misture. Acerte o sal.

O conteúdo continua após o anúncio

Para a salada, pique a couve e a cebola roxa bem finas. Coloque em um bowl junto com os tomates partidos ao meio. Pique o alho bem pequeno e doure em uma panela com um bom tanto de azeite (para ele englobar toda a salada depois). Desligue o fogo e jogue sobre a salada, misturando tudo até incorporar todos os ingredientes. Tempere com sal e pimenta se quiser.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.