Nadador do Clube Bom Pastor é convocado ao Parapan-Americano

Gabriel Geraldo é o atual recordista mundial nos 50m borboleta e brasileiro nos 50m livre da classe S2, e irá integrar a Seleção Brasileira na competição no Peru


Por Bruno Kaehler

17/07/2019 às 19h07

O nadador Gabriel Geraldo, 17 anos, do Clube Bom Pastor, irá defender a Seleção Brasileira Paralímpica na disputa dos Jogos Parapan-Americanos em Lima, no Peru, entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro. A participação foi confirmada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na noite da terça-feira (16).

A convocação era prevista desde abril, quando Gabrielzinho, como é popularmente chamado, conquistou o índice técnico A para a competição internacional ao bater o recorde mundial nos 50m borboleta da classe S2 no Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação. Na prova, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), ele registrou a histórica marca de 1min05s44. O paratleta é nascido em Santa Luzia (MG), radicado em Corinto (MG) e defende o Bom Pastor nas principais competições do país.

PUBLICIDADE

Contudo, a prova dos 50m borboleta, segundo o técnico de Gabriel, Fábio Antunes, não será disputada no Parapan. Mesmo assim, ainda no Open, Gabriel também havia conquistado o índice B do Parapan nos 50m livre, com o tempo de 1min05s40, recorde brasileiro também na classe S2. A marca chegou a ser superada por adversário, mas no último fim de semana, na disputa da segunda etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação – o Brasileiro Paralímpico, também em São Paulo (SP), Gabriel retomou o recorde com medalha de ouro após prova de 1min03s78.

À Tribuna, o nadador, que possui focomelia, uma anomalia congênita que impede a formação normal de braços e pernas, relatou a emoção em ser convocado. “É muito gratificante e emocionante, um sonho estar representando o meu país e saber que, mesmo a distância, o Clube Bom Pastor e o técnico Fábio Antunes confiam no meu trabalho. Nada melhor do que corresponder essa confiança com um resultado desse. Nossos encontros presenciais estão ficando mais constantes e isto está sendo fundamental para que eu possa nadar mais rápido. É de suma importância passar tudo que passei, ir superando os obstáculos e me superando a cada dia com os treinos intensificados e constantes”, conta.

Gabriel Geraldo e o técnico Fábio Antunes têm quase cinco semanas de preparação antes da viagem (Foto: Leonardo Costa)

Cinco semanas de preparação

A intensidade estará presente como nunca nas próximas semanas de Gabriel. Ao menos esta é a intenção do técnico do atleta pelo Clube Bom Pastor, Fábio Antunes. “Vamos intensificar as partes física e técnica e ir ajustando os pontos específicos da prova. Chegar com confiança e motivado são variáveis que podem contribuir para que suba ao pódio”, explica o treinador.

Gabriel irá integrar a Seleção Brasileira entre os dias 19 de agosto e 4 de setembro, de acordo com a convocação. O foco na preparação deverá ser os 50m livre. “O recorde do Gabriel serviu para aumentar a confiança. Além de ser o melhor tempo brasileiro, foi a terceira melhor marca do mundo em 2019”, reitera Fábio.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.