Natureza indoor | Maneiras contemporâneas de usar plantas na decoração


Por Aletheia Westermann

24/06/2019 às 18h00

IG @aletheia_westermannarquitetos

É verdade que, com a onda urban jungle, os vasos migraram das áreas externas e temos cada vez mais plantas dentro de casa. Forte tendência no décor, trazer as plantas para dentro de casa vem conquistando cada vez mais o novo jeito de morar; e o paisagismo contemporâneo pede um visual natural, com ervas, flores e espécies vistas como mato. A vontade de trazer a natureza para dentro do lar faz um contraponto com os excessos do lado externo, além de deixar a casa mais bonita e saudável!

PUBLICIDADE
Marrakech – Foto: Aletheia Westermann

Dentro dessa busca pela sensação de bem-estar o verde, o jardim, as plantas são uma das vias que trazem para o ambiente esta atmosfera de calma e tranquilidade, aliviando o estresse e purificando o ar.

Querer estar cercado de plantas é uma tendência e não é necessário ser um trendhunter para notar que as folhagens que costumavam enfeitar as casas das nossas avós estão de volta com força total, porém, em versões mais contemporâneas na decoração de salas, varandas, cozinhas e banheiros.

Projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos

E são as folhagens as protagonistas do momento. A ideia é criar núcleos verdes em meio à decoração, que pode ter uma pegada ora  minimalista, ora vintage. O contraste entre o mood selvagem das folhas e o refinamento dos móveis traz despojamento imediato para o espaço.

Outra estratégia que pode gerar um resultado bucólico e cheio de impacto é usar essas folhagens e galhos em vidros e garrafões transparentes buscando um aspecto indomável e trivial. A graça é exatamente apostar na estética rústica presente na reutilização destes recipientes.  Experimente compor diferentes texturas, cores e formatos. Compor um mix de folhas lisas e rugosas, longas ou arredondadas, atrai o olhar e dá um upgrade imediato ao ambiente. O mesmo vale para as cores. Como nem sempre é fácil ter flores o ano inteiro, uma maneira prática de trazer colorido para o décor é investir em espécies que vão além do verde.

Projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos

Para quem tem pouco espaço, a dica é apostar em elementos que facilitam, como dependurar as plantas no teto. Plantas pendentes trazem textura e cor aos ambientes, além de darem um upgrade instantâneo ao décor quando posicionadas sobre os móveis e prateleiras ou colocadas em vasos suspensos. Pendentes, cachepots e macramés cumprem essa função muito bem e resgatam um certo ar vindo dos anos 70. Além de embelezar, elas também são capazes de refrescar o ambiente em que estão.

É inegável o poder decorativo que as plantas têm. Tanto que várias delas possuem cores diferentes que vão muito além do verde! Uma forma mais despojada de exibi-las em casa é misturá-las aos outros elementos da decoração. Ela pode vir em meio aos livros de uma estante, junto a objetos decorativos ou em pequenos grupos espalhados pelo ambiente. Porém, escolha as espécies de acordo com as condições de luz e umidade, além, claro, de combinar com sua rotina.

Em ambientes bem iluminados e com janelas grandes, é uma boa ideia deixar que trepadeiras cresçam pelas estruturas ou mesmo pelas paredes. O visual alcançado é selvagem e romântico ao mesmo tempo.

O conteúdo continua após o anúncio

Projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos para a Casa Design 2017

Ter plantas em casa pode gerar um colecionismo. Colocar todos os exemplares juntos e criar um canto verde é uma estratégia cenográfica de impacto. Além de resultar em uma verdadeira floresta particular, o espaço ainda ganha, de quebra, certo ar zen de relaxamento.

 

Curtiu as nossas dicas? Então dá um pulinho no nosso site, clicando aqui. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.