Camarão cremoso para dias frios

Jornalista ensina a preparar receita rápida, prática e saborosa com o fruto do mar


Por Júlia Pessôa

22/06/2019 às 07h00

 

Foto: Fernando Priamo

Com os termômetros indicando temperaturas mais baixas, pratos consumidos bem quentinhos ganham nossos corações. A receita deste domingo é uma ótima pedida para matar esse desejo variando de duas opções-hit da estação, caldos e massas, além de ser carregada de memória afetiva. “É um prato que sempre teve na casa dos meus pais em ocasiões especiais: Dia das Mães, Natal, e que sempre me lembra a família reunida, comendo algo bem gostoso numa celebração”, diz a jornalista Luciana Peralta, que desde pequena ficava “de butuca” no preparo do prato. “Sempre observei quando era feito, mas nunca soube a receita. Fui fazendo da minha cabeça, misturando os ingredientes e fazendo alterações, e gostei muito do resultado”.

PUBLICIDADE

Para Luciana, o grande trunfo é a simplicidade do preparo, que impressiona sem dar muito trabalho. “A combinação de sabores e texturas é muito interessante, o que o torna um prato bem completo. Se você servir com um arroz branco e uma saladinha, já é supergostoso. Eu gosto muito com brócolis”, sugere a jornalista, que revela alguns segredos do preparo. “O molho é para deixar o camarão cremoso ao misturar com o Catupiry depois de cozido. Se colocar muito molho, fica aguado. Um toque meu na receita foi acrescentar noz-moscada, que dá um sabor incrível, combina muito com frutos do mar. Uma outra dica boa é comprar os camarões que já vêm limpos e cozidos, fica pronto mais rápido ainda (mas dá certo com o cru também, sem perigo)”.

Natural de Três Rios (RJ), a jornalista começou a se aventurar na cozinha quando se mudou para Juiz de Fora, 16 anos atrás. “Para mim, cozinhar é terapêutico. Gosto de colocar uma música e ir preparando as coisas, me desligo do mundo”, conta ela, para quem a paixão pela culinária acabou se tornando um complemento de renda. “Na época em que ia me casar, comia muitos doces por ansiedade. Até que minha amiga e nutróloga Mariana Wogel me indicou uma receita de chocolate saudável. Fiz algumas vezes até acertar o ponto e quando deu certo, minhas amigas começaram a me perguntar por que eu não fazia para vender. Assim comecei a vender um bombom simples e hoje tenho uma empresa com meu marido, a Chocolate du Amô (@chocolateduamo no Instagram). Começamos as vendas para ajudar a pagar a lua de mel e deu tão certo que continuamos”, conta ela, que hoje tem diversos sabores de bombom, além de mais de dez opções de bolo de pote, todas sem glúten, sem lactose e sem açúcar.”

 

Foto: Fernando Priamo

Camarão com catupiry
por Luciana Peralta

Ingredientes
– 200g de camarão limpo
– 1 sachê de Catupiry de 250g
– 1 tomate grande picado e sem semente
– 2 colheres (sopa) de cebola picada
– 2 a 3 dentes de alho picado ou espremido
– 3 colheres (sopa) de azeite
– Sal e noz-moscada a gosto
– 1 limão espremido
– Queijo ralado a gosto

Modo de preparo

Coloque o camarão já limpo numa tigela, esprema o limão e deixe descansar enquanto faz o molho (isso vale para o camarão cru ou para o que se compra já cozido). Coloque o tomate o processador ou liquidificador e bata até ficar em ponto de molho (pode deixar uns pedacinhos se quiser).

Numa panela, coloque o azeite e o alho. Quando este já estiver dourando, jogue a cebola e refogue. Acrescente o molho de tomate e coloque sal a gosto e noz moscada. Prove para acertar o tempero. Deixe cozinhar por uns 3 minutos Jogue o camarão no molho e coloque um pouco de sal e noz-moscada por cima. Misture e deixe o camarão cozinhar (tenha atenção, porque a cocção é muito rápida). Se já for o camarão cozido, espere ferver e deixe mais uns 2 minutos.

O conteúdo continua após o anúncio

Em uma vasilha de vidro pequena, coloque o Catupiry. É importante forrar o fundo e as laterais. No fundo, não deixe a camada muito fina. Use uma espátula para ajudar a espalhar.

Coloque o molho de camarão por cima e salpique parmesão ralado a gosto. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 20 minutos (o tempo depende de cada forno).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.