Bolo toalha felpuda: molhadinho e geladinho

Professora de confeitaria, Jéssica Nascimento ensina a fazer o clássico bolo toalha felpuda, que já foi hit de aniversários


Por Júlia Pessôa

15/06/2019 às 06h28

O bolo é servido gelado, normalmente enrolado em papel alumínio (Foto: Fernando Priamo)

Quem viveu os anos 1980 e 1990 certamente não saiu ileso (ainda bem!) de um dos hits de festinha de aniversário da época: o bolo de coco bem molhadinho, servido gelado e, normalmente, enrolado no papel alumínio. A tecnóloga em gastronomia e professora de confeitaria Jéssica Nascimento certamente é uma das que têm o bolo em alta conta em suas lembranças afetivas relacionadas ao paladar. “Para mim, remete muito à família, porque, quando era pequena, minha avó fazia e deixava bem geladinho, ficava uma delícia. E acho que é um sabor que todo mundo conhece, de que todo mundo se lembra, todo mundo já comeu”, diz a cozinheira.

Para ela, a simplicidade da receita é um de seus grandes trunfos, aliada a uma combinação harmônica de texturas, sabores e o geladinho, que dá um toque especial. “O ponto alto é que ela é bem docinha e muito molhada, mas o coco, além de deixar o bolo mais bonito, acrescenta uma textura diferente. O mesmo acontece com o processo de deixá-lo gelado. É muito melhor servir assim, fica muito mais gostoso”, explica ela, que se encantou pela gastronomia vendo as delícias da avó. “Minha família fazia muito esses “doces de quitanda”: roscas variadas, bolinho de leite condensado, de cachaça, fatia húngara e até esse bolo. São receitas bem caseiras, mas cheias de sabor e que carregam esse gostinho de casa… Acho que foi assim que comecei a gostar de cozinhar e fazer doces.” Com o tempinho que anda fazendo em Juiz de Fora, o bolinho gelado com o café quentinho é uma dupla imbatível. Confira a receita e delicie-se:

PUBLICIDADE
“Para mim (o bolo), remete muito à família, porque, quando era pequena, minha avó fazia e deixava bem geladinho, ficava uma delícia” relembra a confeiteira Jéssica Nascimento (Foto: Fernando Priamo)

Bolo toalha felpuda

por Jéssica Nascimento

Ingredientes

Bolo
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de leite
150g de manteiga

Cobertura
1 lata de leite condensado
1/2 xícara de chá de leite de coco
100g de coco ralado umedecido
1 xícara de chá de leite

Modo de preparo

Para fazer o bolo, separe as claras das gemas em primeiro lugar. Bata a manteiga e o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Depois, adicione as gemas uma a uma, bata bem e, então, vá intercalando o leite e a farinha até estar completamente homogêneo. Bata as claras em neve e misture à massa com bastante delicadeza, sempre com movimentos de baixo para cima. Por fim, coloque o fermento e leve para assar em 180 graus por 35 a 40 minutos.

Para a cobertura, coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até começar a ferver.

O conteúdo continua após o anúncio

Assim que estiver assado, com o bolo ainda quente, despeje a cobertura por cima dele todo. Corte em pedaços e se desejar embale em papel alumínio.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.