MDB de JF vai esperar definição de chapas para decidir apoio na convenção

Por Paulo Cesar Magella

25/05/2019 às 14h30 - Atualizada 24/05/2019 às 19h01

O MDB de Juiz de Fora ainda não decidiu qual chapa irá apoiar na convenção estadual do MDB, prevista, anteriormente, para 15 de junho. Dois candidatos estão registrados: o deputado Newton Cardoso Filho e o ex-presidente do partido, Saraiva Felipe. Com direito a 16 votos, o MDB local não tem pressa por conta de possíveis composições. Fechar, agora, em torno de uma candidatura pode causar problemas na frente, já que não será surpresa se os dois candidatos se acertarem antes da convenção. Uma terceira via foi ensaiada pelo presidente da Associação Mineira dos Municípios, Julvan Lacerda, mas ele foi demovido por impedimentos legais. O estatuto do partido não permite que prefeitos ocupem a direção e ele é o prefeito de Moema, no Centro-Oeste de Minas.

Tucanos de JF vão esperar convenção nacional

Lideranças do PSDB de Juiz de Fora, a começar pelo prefeito Antônio Almas, devem discutir a situação do partido só a partir da convenção nacional marcada para o dia 31 em Brasília. A razão está nos impasses que podem ocorrer em torno de caciques como o governador de São Paulo, João Dória, e o deputado Aécio Neves. Dória tem defendido a expulsão do ex-governador de Minas, mas não estica a corda por conta de seus próprios interesses. Se quiser disputar a presidência em 2022 vai precisar de Minas, cujo diretório é controlado por Aécio. Por outro lado, por mais de uma vez o senador Antônio Anastasia teria dito aos mais próximos que deve sair do partido. A janela partidária deve se abrir no segundo semestre do ano.

PUBLICIDADE

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também