Consumidores vão às compras para Dia das Mães
Lojas de rua de JF estão autorizadas a funcionar em horário especial neste sábado
Enfrentando o friozinho desta sexta-feira (10), os juiz-foranos foram às compras para garantir o presente do Dia das Mães, celebrado no domingo (12). Embora em ritmo mais lento do que em anos anteriores, a movimentação no comércio da cidade começou cedo, com os termômetros marcando 16 graus. A expectativa do setor é de que a demanda aumente neste sábado (11), quando as lojas de rua estão autorizadas a funcionar em horário especial, até as 18h. Tradicionalmente, boa parte dos consumidores mantém o hábito de comprar na última hora.
Roupas, calçados, flores e artigos de perfumaria estão entre os itens mais procurados na data, considerada a segunda melhor em vendas, atrás apenas do Natal. O apelo emocional e a oportunidade de presentear não só as mães, mas também as avós, bisas, sogras e esposas, deixam o comércio otimista com as vendas. A consultora de saúde Jéssica Ribeiro irá presentear a mãe e a avó no domingo. Na hora de escolher o presente, considerou questões como a preferência das presenteadas, o preço do produto e o atendimento da loja. “Optei por flores porque demonstram carinho e sei que elas gostam muito.”
Na floricultura em que realizou a compra, a movimentação de consumidores era intensa. “É uma data muito importante para o nosso setor, por isso, decidimos oferecer composições diferenciadas. Temos flores com pelúcia, com vinho, com chocolate e cestas”, enumera o proprietário Renê Mendonça. “Nos mantemos otimistas e acreditamos que as vendas serão melhores do que o ano passado.” A estimativa do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF) é que os resultados sejam até 5% superiores em comparação com 2018.
Reforço para as compras
Para escolher os presentes da esposa e da mãe, o professor Márcio Lácio contou com um time de peso. As filhas Rafaela e Isabela foram às compras com ele nesta sexta. Artigos de vestuário foram as opções para presentear as homenageadas. “A companhia delas é fundamental. Na verdade, minhas filhas escolhem e eu só administro a compra.”
Já a universitária Ellois Rocha Ramos contou com a ajuda da amiga Williana da Mata Santos Lima. “Fui à rua já sabendo o que ia comprar, pois queria presentear minha mãe com perfume. É sempre bom contar com mais uma opinião”, diz. “Na hora de escolher, considerei o próprio produto, se o cheiro combina com ela e se iria agradar, e também vi o preço e o atendimento da loja.” Já Williana havia garantido o presente para a mãe no dia anterior. “Vou presentear com um par de pantufas. Fiz uma pesquisa de preços na internet para saber onde encontraria o modelo que eu queria, e depois fui olhar as lojas da cidade.”
Tíquete-médio
O consumidor mineiro deve gastar, em média, R$ 100 com as compras para o Dia das Mães este ano, e a principal forma de pagamento a ser utilizada deve ser o cartão de crédito, conforme o levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio-MG). A pesquisa foi realizada com empresas de todo território mineiro, incluindo a região da Zona da Mata.