Supergrupo indie faz tributo aos Pixies em JF

A banda formada para o show reúne uma turma que faz parte ou passou por grupos marcantes de Juiz de Fora e da seara independente paulista


Por Júlio Black

10/05/2019 às 18h00

Músicos do cenário independente de JF e SP se unem para celebrar os clássicos dos Pixies (Foto: Rodrigo Baumgratz/Divulgação)

 

Os seguidores da Sagrada Bíblia do Indie Rock sabem que um dos principais livros de seu Novo Testamento começou a ser escrito há pouco mais de três décadas, quando Black Francis (ou Frank Black), Kim Deal, Dave Lovering e Joey Santiago formaram os Pixies, uma das bandas mais influentes do gênero, idolatradas por figuras como Kurt Cobain, do Nirvana, e capazes de fazer muita gente comprar sua guitarra, baixo e bateria para seguir seus passos. E quatro dessas figuras se reuniram para o tributo “La La Lovers: Especial Pixies”, que acontece neste sábado (11), às 21h (abertura da casa), na Necessaire.

PUBLICIDADE

A banda formada para o show reúne uma turma que faz parte ou passou por grupos marcantes de Juiz de Fora e da seara independente paulista, como Duplodeck, Top Surprise, Papisa, Alles Club, Basement Tracks e Cinnamon Tapes: Stéphanie Fernandes (baixo e voz), Ruan Lustosa (guitarra e voz), André Medeiros (guitarra e voz) e Fred Mendes (bateria). O repertório será dedicado à primeira – e gloriosa – fase dos Pixies, em que foram gravados os álbuns “Surfer Rosa”, “Doolittle”, “Bossanova” e “Trompe Le Monde”.

Stéphanie Fernandes conta que o tributo aos Pixies teve um longo caminho. Tudo começou em 2010, quando ela conheceu Fred Mendes e a dupla descobriu o apreço em comum pelo grupo. “Eu estava aprendendo a tocar baixo, e meu ex-namorado – amigo do Fred, que nos apresentou inclusive – me disse que o melhor jeito para aprender seria escolhendo uma banda e ‘tirando’ um álbum. Foi o que eu fiz com o ‘Surfer Rosa’. Nós três começamos a nos animar, escolher algumas músicas e agendar um show de fim de ano aqui em Juiz de Fora, mas acabamos não conseguindo marcar ensaio. Terminei com o namorado, o André (Medeiros) se animou a tocar e até fizemos alguns ensaios, mas acabamos deixando passar.”

O tempo passou, a baixista mudou para outra cidade e o projeto ficou na vontade até 2018, quando Stéphanie foi convidada por Fred para fazer algumas participações na Alles Club. “Há muito tempo que não vinha a Juiz de Fora, e acabei me reaproximando da galera. Com isso e com a pausa na Alles, resolvemos reativar o ‘Pixies’, e o Ruan (Lustosa) acabou topando participar. Não pretendemos ser uma banda cover, é um projeto mais exclusivo, com shows esporádicos. Mas já até recebemos convite para tocarmos no casamento de um casal de amigos no Rio!”

Sobre a ligação com os Pixies, Stéphanie diz ter crescido nos anos 90 “com ‘Here comes your man’ bombando”, assim como tantos jovens da época. “Sempre foi uma banda que me despertou muito interesse pela estranheza, mas entrou de vez mesmo quando comecei a estudar baixo e prestar atenção nas linhas da Kim (Deal). Acho que mais do que qualquer outra banda, é um som que me dá uma sensação única de euforia, um ânimo mesmo!”

 

LA LA LOVERS: ESPECIAL PIXIES
Neste sábado, às 21h, na Necessaire (Rua Halfeld 395 – Centro)

O conteúdo continua após o anúncio

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.