Com atletas de elite, Goianá recebe 2º Brasil Challenge Internacional MTB

Roberta Stopa, juiz-forana multicampeã no mountain bike, é uma das feras no evento neste fim de semana


Por Bruno Kaehler

02/05/2019 às 19h29- Atualizada 02/05/2019 às 20h37

Goianá (MG) sedia, nestes sábado (4) e domingo (5), uma das principais competições de mountain bike na região pela temporada e também do cenário nacional. Dezenas de atletas de várias idades e experiências disputam o 2º Brasil Challenge Internacional MTB, com 29 categorias e largada no Coqueiro Parc Hotel (Rua Célia de Moura Coutinho, 45 – Goianá). Na disputa da elite, o percurso principal reserva 136km de trilhas e estradas divididos em dois dias – 78km no primeiro e 56km no último, com início sempre às 9h30. Há ainda o Marathon XCP, domingo, com a participação de atletas a partir dos 13 anos e começo na Quadra do Mineirinho (Rua Mariano Procópio, s/º, Bairro de Lourdes, Goianá), também às 9h30.

Roberta Stopa acredita que percurso terá muitos desafios para os ciclistas (Foto: FTP)

Entre as presenças que dimensionam a relevância do evento no cenário nacional está a da juiz-forana Roberta Stopa, 39 anos, atleta profissional da modalidade, campeã brasileira e detentora de três medalhas de bronze em Panamericanos. “É uma prova de peso, tem pontuação no ranking nacional e hoje na nossa região temos número expressivo de atletas não só amadores bons nas suas categorias, mas de elite também, de renome no cenário nacional. Isso é um espelho, fomenta o esporte na região e no Brasil”, avalia a atleta e treinadora.

PUBLICIDADE

Como relatado por Stopa, a prova soma pontos em diferentes rankings. Os atletas que participarem dos dois dias de evento terão pontuação nos rankings mineiro e brasileiro de Maratona – XCM, além do ranking brasileiro de Cross Country – XCO. Segundo regulamento específico da prova, haverá disputa em 29 categorias no masculino, feminino, por faixa etária, profissional, amador, individual e de duplas. A entrada do público será gratuita.

A entrega de kits começa nesta sexta (3), no Coqueiro Parc Hotel, entre 13h e 17h30. Também há possibilidade nos outros dois dias, mas na Quadra do Mineirinho, de 7h às 9h. Segundo o organizador, Felipe Gomes Mamão, serão efetuadas, nestes horários, inscrições para as provas.

Elevação de quase dois mil metros

Stopa não se recorda de uma competição realizada nas trilhas e montanhas de Goianá, mas regularmente realiza treinamentos na região. Com as distâncias dos percursos já fornecidas pela organização, ela projetou à Tribuna alguns dos desafios que deverá encontrar sobre as duas rodas.

“Pelo pouco que eu conheço da área, vai exigir bastante na primeira etapa. São 72km de trilhas, estradas e subidas íngremes, uma elevação acumulada total de quase 2 mil metros. E o segundo dia mais rápido, até porque vão largar atletas que vão correr só nesse dia, e nós, na segunda prova, deveremos ter menos trilhas e mais estradas. A minha expectativa é boa, venho me saindo bem nas provas de maratona, tive uma vitória nesse ano em Visconde do Rio Branco em prova de quase as mesmas quilometragem e altimetria desta”, destaca.

Para mais uma apresentação de destaque, Stopa contou parte de sua preparação. “Uma prova de dois dias requer atenção maior pela distância, com alimentação, hidratação e treinos específicos, fora o trabalho de fisioterapia. Minha preparação específica para a prova geralmente começa duas semanas antes, com alguns treinos bastante longos, próximos à quilometragem total da prova, e na semana que antecede o evento, treinos intervalados para estimular a musculatura, o cardiovascular.”

Ao lado da juiz-forana, uma equipe de apoio irá auxiliar a atleta sobretudo no momento de recuperação, entre o sábado e o domingo. “Hoje sou atleta avulsa, tenho patrocinadores pessoais, equipes que me auxiliam, como fisioterapeuta, massagista, que vão estar comigo para esse trabalho de recuperação. É aí que entra a equipe, o atleta não é sozinho. Hoje com a Espaço Fit tenho todo um processo de recovery, principalmente em provas de mais de um dia. Aí uso uma botinha que comprime toda a musculatura, tem liberação miofascial, massagem, crioterapia. Essa parte de recuperação tem evoluído muito”, explica.

Pedal social

O conteúdo continua após o anúncio

O evento competitivo ainda possui iniciativa de caráter social. No fim de semana, durante a retirada dos kits, a organização irá receber doações de duas caixinhas de leite Longa Vida por atleta inscrito. A campanha pretende beneficiar os projetos de instituições cadastradas na Prefeitura de Goianá.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.