Alles Club e U Bandão: Música e imagem também
Alles Club lança a coletânea videoclipes ‘Graminha sessions’, e U Bandão chega com o lyric video de ‘Broto de flor’
Nesses novos tempos em que a música não cabe mais nos limites físicos de um CD, e o videoclipe – dado como morto, ora veja – sobreviveu sem precisar da MTV, uma das plataformas para se manter em evidência é o YouTube. É por lá que a Alles Club lançou no final de abril a coletânea de vídeos “Graminha sessions”, enquanto a U Bandão colocou na praça o lyric video do single “Broto de flor”.
No caso da Alles Club, “Graminha sessions” serve como o marco do fim de um ciclo para o projeto criado em 2013 por Mr. Lopes, antecipado pela apresentação realizada em março na casa noturna Necessaire. O grupo entrou num período de “hiato que não é hiato” porque Mr. Lopes e a vocalista Nina Hübscher voltaram para a Suíça, porém em contato constante com os demais integrantes (Pedro Baptista, Fred Mendes, Stéphanie Fernandes e Ruan Lustosa) para a troca de ideias musicais.
O último projeto da Alles Club é uma coletânea com quatro videoclipes de músicas integrantes do álbum “Décollage”, lançado em 2018: a faixa-título, “Quanto tempo”, “Voando” e “Madrugada”. Com produção da Inhamis Filmes e direção de Francisco Franco, o projeto foi filmado em dezembro de 2018 na casa de MR. Lopes e Nina, no bairro Graminha, intercalando imagens da banda com panorâmicas de lugares não tão conhecidos da cidade e pequenos fragmentos intimistas do interior da residência. “Nós sempre falamos de registrar melhor essa fase ao vivo. Tínhamos em mente inicialmente um registro bem mais caseiro, mas foi o Chico (Francisco Franco) da Inhamis quem começou a pensar grande e propôs algo mais ousado”, conta Mr. Lopes.
No caso do U Bandão, o single/lyric video marca um novo momento na trajetória do grupo. “Broto de flor” foi gravado em 2018 no estúdio Caos & Vitrola, em Volta Redonda (RJ), com produção da própria banda. Composta por Hugo Cunha, ela serviu para juntar o útil ao agradável, como explica Raí Freitas. “Essa música sairia como um single isolado do projeto Hugo Cunha & U Bandão, antecipando o lançamento do EP de Raí Freitas & UBandão (antigo nome do grupo). Mas aí pensamos que seria pouco inteligente e produtivo divulgar dois trabalhos feitos pelas mesmas pessoas com nomes diferentes (Hugo é integrante do U Bandão junto com Raí, Jeffei e Rafael Clemente), então decidimos que o grupo passaria a se chamar somente U Bandão, apesar de no início ele ter sido criado para executar minhas canções. É um momento importante para a gente, porque a coisa se definiu dessa maneira.”