Puro Deleite: Adegas


Por Aletheia Westermann

28/04/2019 às 07h37

Para quem gosta de juntar os amigos, apreciar boas conversas e um bom vinho, certamente já pensou em incluir na decoração da casa uma bela adega, seja ela climatizada ou não.  Além disso, dispor de um espaço adequado para o armazenamento de garrafas é o sonho de todo apaixonado por vinhos.

Projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos

Mas, quem acredita que este é um item exclusivo para ambientes amplos, engana-se. Vale ressaltar que locais apropriados podem ser planejados em qualquer tipo de espaço, independente da metragem. Além da funcionalidade, as adegas também cumprem papel decorativo e podem protagonizar a sala de estar, a varanda gourmet, ou até ganhar um ambiente só delas. E, se a temperatura do ambiente permitir, é possível armazenar os vinhos em locais abertos, mas longe do sol. A exposição das garrafas irá deixar a decoração mais descolada e divertida.

PUBLICIDADE

Porém, alguns cuidados são premissas antes de colocar qualquer projeto em prática. É importante pensar, primeiramente, onde a adega será instalada e, se for climatizada, qual tamanho e modelo ideais para o espaço em questão, além dos cuidados necessários de armazenamento, onde a temperatura e iluminação sejam adequadas para manter a durabilidade da bebida. Luz, umidade e calor exagerados devem ficar bem longe das garrafas.

Projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos

Antes de instalar a sua adega climatizada, considere as seguintes distâncias mínimas de outros itens para garantir a circulação de ar adequada: 5 cm nas laterais, 5 cm no fundo e 5 cm no topo. Porém, observe também onde ficará a tomada para que não interfira na colocação da adega.

Mantenha as garrafas distantes de locais que sofrem muita variação de temperatura, como perto do fogão. Vale lembrar que temperaturas muito altas aceleram a evolução do vinho e as mais baixas atrasam o desenvolvimento normal da bebida.

Se sua casa possui um porão, ele será o melhor lugar para armazenar seus vinhos. Além de serem naturalmente úmidos, também são frescos e sem incidência direta de luminosidade. Caso não possua, procure espaços com umidade balanceada, a baixa umidade pode causar o ressecamento da rolha e o excesso pode mofar os vinhos.

Projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos

O vinho também precisa estar em um local que não sofra com a incidência direta da luz solar ou de lâmpadas. A exposição à iluminação excessiva altera a composição molecular do vinho, provocando sua oxidação.

É importante lembrar que a limpeza de uma adega não pode ser feita com produtos que deixam odores, como tintas, colas e desinfetantes, pois as rolhas absorvem os cheiros do ambiente e, com o passar do tempo, acabam passando para o vinho

Curtiu as nossas dicas? Então dá um pulinho no nosso site clicando aqui

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.