Crianças com deficiência praticam atividades de futebol com árbitro com paralisia cerebral

Evento é mais uma ação de inclusão promovido pelo Instituto Aviva no Colégio dos Jesuítas, neste sábado (30), entre 15h e 17h


Por Bruno Kaehler

29/03/2019 às 18h37- Atualizada 29/03/2019 às 19h07

O Instituto Aviva promove neste sábado (30) um novo evento no processo de inclusão de crianças com deficiência por meio de trabalhos físicos, intelectuais e sensoriais. O árbitro Igor Chagas Monteiro, que possui hemiparesia braquiocrural esquerda, irá conduzir atividades relacionadas ao futebol para as crianças com diferentes tipos de deficiência, pais e voluntários no Colégio dos Jesuítas, de 15h às 17h. Toda a atividade terá participação exclusiva das famílias já envolvidas com o projeto.

Árbitro Igor Chagas Monteiro, que possui hemiparesia braquiocrural esquerda, irá participar de atividades com crianças neste sábado (Foto: Marcelo Ribeiro)

O árbitro, juiz-forano, irá dividir experiências e aprendizados durante a programação. Inclusive, ele foi personagem de matéria da série “Incríveis” da Tribuna em 2018, com extensa participação no desporto local e até mundial. Como exemplo, Igor apitou a primeira partida internacional de mulheres com paralisia cerebral da história, assim como o Mundial de Futebol para Pessoas com Paralisia Cerebral Sub-19, na Espanha, no ano passado.

PUBLICIDADE

Segundo a coordenadora do Instituto Aviva, Ana Clara Silveira, o “objetivo é divulgar o Instituto como um todo e atrair um público maior tanto de crianças assistidas, quanto de voluntários e, principalmente, parceiros. A gente queria divulgar por ser uma atividade diferenciada no sentido de a pessoa que vai coordenar também ser deficiente e ter uma trajetória muito bacana dentro do esporte, o que é uma forma de valorizar isso também.”

A busca por novos parceiros faz parte de um processo de conquista para a associação sem fins lucrativos, que possui verba apenas dos eventos promovidos durante o ano. Com atuação desde 2011, o Instituto Aviva realiza todas as atividades aos sábados em locais parceiros, como o Colégio dos Jesuítas. No entanto, a associação conseguiu alugar espaço na Av. Olegário Maciel (em cima do mercado Pais e Filhos, sala 211) para a inauguração de uma sede própria, agendada, inicialmente, para o mês de maio. Para viabilizar o processo e fornecer melhor qualidade estrutural às crianças, a Aviva segue em busca dos recursos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.