Comissão quer audiência sobre Terminal de Cargas
Vereadores querem divulgar potencial logístico para atrair empresas interessadas em utilizar o espaço
Vereadores que integram a Comissão de Abastecimento, Indústria, Comércio, Agropecuária e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Juiz de Fora estiveram no Aeroporto Presidente Itamar Franco, localizado entre Rio Novo e Goianá, na última quarta-feira (27). A visita teve a proposta de conhecer a dinâmica de funcionamento do Terminal de Cargas Aéreas (Teca) que, no dia 6 de março, recebeu autorização da Receita Federal para armazenar e transportar cargas nacionais e internacionais. Após o encontro ficou definida a participação de representantes da administração do aeroporto na Tribuna Livre da Câmara e a realização de uma audiência pública. A proposta é divulgar o potencial logístico do local de forma a atrair empresas interessadas pelo uso do modal aéreo. Ambas as iniciativas devem ocorrer em abril.
Após a autorização da Receita, a Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata, responsável pela administração do local, tem trabalhado na prospecção de companhias aéreas que atuem no transporte nacional e internacional de cargas. Dentre os produtos que podem ser transportados estão produtos eletrônicos, vestuário, medicamentos e itens refrigerados. “A avaliação que fizemos do espaço foi muito positiva, mas é preciso buscar clientes para utilizá-lo. Por isso, queremos dar o apoio para divulgar o terminal de cargas como uma possibilidade para os empresários da cidade. A realização da Tribuna Livre e da audiência pública tem este objetivo”, esclarece o presidente da Comissão, Vagner de Oliveira (PSC).
Para o gerente da Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata, Flávio de Oliveira dos Santos, a divulgação das informações sobre o espaço possui grande relevância. “Recebemos prontamente o pedido de visita dos vereadores, entendendo que esse elo é importante para a transparência das nossas atividades e conquistas atuais, uma vez que nosso objetivo é trazer à tona para a região o posicionamento, a importância e toda a funcionalidade do aeroporto.”
Com capacidade para o armazenamento de 220 toneladas por dia, o terminal se apresenta como alternativa para indústrias e empresas da Zona da Mata escoarem a produção. “Acreditamos em muitas vantagens econômicas que podem ser trazidas para a região. É uma forma rápida e segura de transporte, por isso, a necessidade de apresentar esta opção para as empresas de diferentes setores”, avalia Vagner.