Dicas para a definição do seu Ponto de Venda

Confira 13 dicas do Sebrae Minas para escolher o melhor local para abrir o seu negócio


Por José Tarcísio Fagundes de Paula, analista do Sebrae Minas

12/03/2019 às 08h00

Muitos empreendedores, principalmente aqueles que pretendem abrir um comércio ou serviço, costumam ter algumas dúvidas antes de definir seu Ponto de Venda Físico (PDV). Infelizmente, há relatos de muitos empreendedores que, ansiosos para iniciar seus negócios, não fazem um estudo antecipado para escolher o seu PDV e, assim, optam pela oferta de locação mais sedutora ou mesmo por utilizar um espaço em suas casas, como garagens, por exemplo.

No caso de comércio e serviço, que depende do fluxo de clientes no PDV, a localização deve ser o mais próxima possível de onde o público-alvo estiver e, para isso, deve-se observar:

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  • Quem é o seu público alvo e onde ele está;
  • Fluxo de pedestres (que sejam seu público) e de veículos;
  • Existência de pontos comerciais e concorrentes mais próximos(isso pode ser positivo, pois pode atrair um público maior para a região);
  • Condições do contrato (preço, condições de pagamento, prazo de duração, flexibilidade para negociações com o proprietário etc.);
  • Convenção e regimento interno do condomínio, se for o caso;
  • Infraestrutura (luz, água, telefone fixo e móvel, acesso à internet, conservação do imóvel, facilidade de acesso, visibilidade do ponto, local para estacionamento, nível de ruído, acessibilidade para idosos e pessoas com necessidades especiais);
  • Posicionamento do sol ao longo do dia;
  • Histórico de enchentes, insetos, roedores e de episódios de violência no local;
  • Legislação específica para a abertura do negócio naquela localização (Alvará, vigilância sanitária, corpo de bombeiros etc.);
  • Plano Diretor do município;
  • Tendências de crescimento na cidade;
  • Possibilidades de mudanças no trânsito;
  • Custo para a instalação da empresa (mobiliário, reformas e demais serviços).

Uma observação a se fazer é que quando não se tem uma boa localização, que facilite para o cliente encontrar a empresa, esta terá que investir mais em ações de divulgação. Portanto, vale a pena levantar os custos e fazer um comparativo entre os gastos com aluguel, condomínio e IPTU e o que gastará com divulgação para compensar uma má localização. Estude também a possibilidade de abrir uma loja virtual.

Fonte de apoio: “Como Gerenciar Pequenas Empresas – Fatores Fundamentais para uma Gestão Empresarial de Sucesso” (Editora Aprenda Fácil)

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