Cinco rolês de carnaval na região de Juiz Fora

Confira a programação da folia em diversas cidades vizinhas


Por Júlia Pessôa

26/02/2019 às 18h40

Nem sempre dá para aproveitar o feriadão de carnaval viajando, seja por questões de trabalho, grana ou até de uma certa preguiça da movimentação das estradas para um deslocamento maior. Para quem fica por aqui, além da programação local, há várias cidades com atrações diversas bem aqui do lado, para quem quiser esticar uns dias ou mesmo para curtir no esquema bate-e-volta. Confira cinco delas.

Ibitipoca

Para quem está fugindo do clima de carnaval, mas quer curtir o feriadão, a charmosa Ibitipoca, como sempre, é um refúgio de descanso, natureza e também de outros gêneros musicais que não os carnavalescos. O tardicionalíssimo Ibitilua faz um Carnarock na sexta (1), sábado (2) e domingo (3), com a Banda Regência Trina e na segunda (4) e na terça (5), o bar realiza o “Samba até o caroço” com o cantor RaPHa. Já o Shopping Portal da Serra terá show de Thais Kiwi nos dias 1 e 2 e da banda Três é Ímpar entre os dias 3 e 5, sempre a partir das 20h. O famoso Bar do Firma também terá show de Thais Kiwi, que toca com o Artesanário Hippie-Rock na sexta (1), com a banda assumindo o som todas as noites até o dia 5. No Gula do Lobo, a Calçada MPB terá, dos dias 1 a 5 de março, a partir das 16h, shows com Peagah e os Ácidos e Pedro Tasca e Transcendência. No bar Passa a Régua, em frente ao coreto, quem faz a folia durante o carnaval é a banda Margaridas Peladas e Jardineiros Descalços.

PUBLICIDADE

Mar de Espanha

Para quem quer um rolê barato e pertinho de Juiz de Fora, Mar de Espanha, ou Maresp, para os chegados, é uma boa pedida. De 1 a 5 de março, a cidade sedia mais uma edição do tradicional Carna Maresp, que tem blocos de rua, shows na Praça Central e atrações pagas. A folia começa na sexta, com o cortejo do Zé Pereira às 21h, e a festa segue com atrações musicais e o desfile da escola de samba Unidos da Ladeira. A noite é encerrada com a banda Relux. No sábado, um dos destaques é o bloco Mula de Bigode, que é pago, e no domingo, há os bloquinhos de rua Aperta que eu confesso e um infantil, com a banda América Tropical. Na segunda, o Zé Pereira sai de novo, e também haverá o desfile do Vem quem quer. Na terça, tem o Bloco das Piranhas e o da Alvorada.

Programação completa: facebook.com/prefeiturademardeespanha

Rio Preto

Com o slogan ‘Rio Preto – esse carnaval tem história’, a cidade investe, neste ano, no tradicional carnaval de rua, com ritmos tipicamente carnavalescos, como as marchinhas, o axé baiano e os sambas. A festa começa na sexta (1), com o bloco do Zizi, o Baile da Alegria e shows das bandas Lima Santos e Bahia e Cia. No sábado, a folia continua com o Bloco do Pijama, que leva os foliões às ruas às 7h, e segue mais tarde, à noite, com os shows da bateria Atalaia e das bandas Sabor do Samba e Lucky. No domingo, tem matinê no Clube Recreativo, Bloco das Piranhas e show dom Victos Nacarath e Banda, às 18h, e da Banda Lucky, às 23h. Na segunda-feira (4), desfilam os blocos Esquenta e dos Caipiras, com apresentação, mais tarde, de Macunaíma Trio e da Banda Lucky. A terça (5) traz o famoso Bloco do Caixão, e o encerramento fica por conta dos shows de Negro Léo e os Galácticos e da Banda Millenium.

Programação completa: facebook.com/pmriopretominas

Foto: Invanilson Fotos

São João del Rei

Os tamborins começaram a esquentar no dia 15 de fevereiro, e os foliões terão atrações até o próximo dia 5 (terça). Um dos destaques da sexta (dia 1) é o bloco que empresta o nome de onde se concentra, o Largo do Carmo, que começa às 20h. No sábado, o agito começa cedo, ao meio-dia, com o Gala na Praia, na Praça do São Geraldo. Diversas outras agremiações desfilam no sábado à tarde, como o Raposão, que sai do Largo do Carmo, e o Cambalhota, que sai do Largo do São Francisco. No Distrito de Rio das Mortes, saem o Bloco RDC (14h) e o Rio Folia (20h). No domingo, destaque para a festa das crianças, com o bloco Leva Noiz Matinê, que sai às 11h do Largo do São Francisco, e o Matinê Super Heróis, que sai às 11h do Araçá.

Para os flamenguistas, às 13h, tem o Bloco Coração Rubro-Negro, que movimenta a torcida pelas ruas históricas da cidade, saindo às 13h do Largo do Carmo. Na segundona, o bloco Vamos a La Playa se concentra às 15h na Avenida 8 de Dezembro, e a Rua da Cachaça, às 18h, recebe o Rancho Bloco da Boa Zona.

Para os atleticanos, na terça é a vez de o Aqui é Galo sair ao meio-dia do Largo do Rosário, e, às 18h, o tradicional Santo e Profano sai da Rua da Cachaça.

Programação completa: saojoaodelrei.mg.gov.br

O conteúdo continua após o anúncio

São João Nepomuceno

Famoso na região, o carnaval de São João Nepomuceno começa na quinta (28), com o tradicional desfile do Bloco do Zé Pereira. Na sexta, a programação tem início às 20h, com a concentração do Bloco dos Tourão, que sai às 23h da subida da Matriz. Mas na própria sexta ainda tem shows e DJ num festão que só tem previsão de acabar às 4h. No sábado, o bloco Promessa é Dívida desfila na Estação do Samba, que tem programação gratuita e variada para todas as noites. Ainda no sábado tem baile infantil no Museu Municipal e da melhor idade na sede da Associação da Melhor idade, além de blocos diurnos saindo de vários pontos da cidade. No domingão, além dos bloquinhos e shows, o destaque é para o desfile das escolas de samba, Flor de Lata e Esaca, na Estação do Samba. Na segunda, entre outras atrações, a cidade para com o famosérrimo Bloco do Barril, às 19h, com concentração na Praça do Chafariz. Na terça, tem programação alternativa com Jam Session no Bar da Moldau, mais blocos e shows, com destaque para o da Capivara Endiabrada com Alessandra Crispin.

Programação completa: sjnepomuceno.mg.gov.br

Tópicos: carnaval 2019

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.