PJF lança edital para construção de novo viaduto

Elevado fará a interligação da Avenida Francisco Bernardino à Ponte Wilson Coury Jabour Júnior; obra deve custar R$ 10,6 milhões


Por Tribuna

15/01/2019 às 07h00- Atualizada 15/01/2019 às 07h30

Viaduto passará por trecho conhecido como Terreirão do Samba (Foto: Fernando Priamo)

A Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou, nesta segunda-feira (14), o edital de licitação para a contratação de empresa especializada para construção do Viaduto dos Três Poderes, que fará a interligação da Avenida Francisco Bernardino à Ponte Wilson Coury Jabour Júnior. De acordo com a publicação, o custo estimado da obra é de R$ 10.658.491,08, recurso proveniente de convênio firmado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A concorrência acontecerá, inicialmente, no dia 13 de fevereiro.

O viaduto substitui a construção de um “mergulhão” idealizado em 2012, que sairia da Francisco Bernardino chegando até a Rua Leopoldo Schimitz, próximo ao Terreirão do Samba. O novo projeto prevê o elevado sobre a avenida e a rua José Calil Ahouagi, desenvolvido até a Padre Júlio Maria, permitindo, assim, o acesso à Ponte Wilson Coury Jabour Júnior. De acordo com o projeto executivo de engenharia para implantação do viaduto, o fluxo de acesso irá ocorrer também pela Rua Marechal Floriano Peixoto. A faixa da direita desta via dará, obrigatoriamente, acesso ao viaduto, enquanto a faixa da esquerda permite o acesso ao viaduto ou uma conversão à esquerda na avenida. Na Francisco Bernardino, a faixa da direita será destinada exclusivamente para acesso ao elevado, enquanto a central será optativa para entrar no viaduto ou seguir a trajetória na via. Já a esquerda será, obrigatoriamente, para quem for continuar o trajeto pela avenida.

PUBLICIDADE

Conforme apontado pelo edital, o projeto “trará um ganho significativo quanto à mobilidade e à facilitação dos deslocamentos, tanto de pedestres quanto de condutores e passageiros dos veículos, com melhoria dos padrões adequados de segurança, conforto e fluidez, compatíveis com as demandas atuais e futuras”. A previsão é que o prazo de execução dos serviços seja de 15 meses.

Projetos urbanoviários

A construção no novo elevado faz parte de intervenções custeadas com recursos do Ministério dos Transportes, por meio de um convênio com o Dnit e contrapartida da Prefeitura. Ela compõe um conjunto de obras viárias anunciadas ainda em 2012, cujo objetivo é diminuir os impactos da malha urbana com a linha férrea. Além do viaduto dos Três Poderes, somam-se aos trabalhos três pontes sobre o Rio Paraibuna, já concluídas, bem como a alça do Viaduto Augusto Franco, entre a Avenida Brasil e a Praça Antônio Carlos, e a construção do Viaduto Engenheiro Renato José Abramo, na altura do Clube Tupynambás, já em andamento.

Tópicos: mobilidade / trânsito

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.