Posse de Zema e transmissão de cargo serão na Assembleia
Já está definida a programação de posse do governador eleito, Romeu Zema, no dia 1º de janeiro. Ela começa às 9h, na Assembleia, quando o presidente do Legislativo, Adalclever Lopes, dará posse, no plenário, ao governador e ao seu vice. Ambos chegarão à Assembleia pelo Hall das Bandeiras, passarão por um corredor formado pelos Dragões da Inconfidência, grupamento de honra da Polícia Militar do Estado, e serão recebidos por uma comitiva de deputados. Juntos, passarão por prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de câmaras municipais e se encaminharão até o plenário, onde Romeu Zema e Paulo Brant serão saudados pela cúpula de aço de cadetes da Polícia Militar de Minas Gerais.
Políticos evitam o Palácio
Durante a cerimônia, o governador eleito e seu vice entregarão suas declarações de bens ao presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (MDB), que conduzirá a solenidade. Depois, será firmado o compromisso constitucional, com leitura do termo de posse, assinado por ambos. O deputado Adalclever Lopes os declarará empossados. Eles também receberão exemplares das Constituições Federal e Estadual. Neste momento, ocorrerá a transmissão do cargo de governador, antes realizada no Palácio da Liberdade – a principal novidade da programação da solenidade de posse, que terá ainda discursos do novo governador e do presidente da AL.
Dia de reunião
Ao final da cerimônia, Romeu Zema e Paulo Brant deixarão o Plenário, passando novamente pela cúpula de aço formada por cadetes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, seguindo direto para o gabinete, pois, no mesmo dia, às 11h, haverá uma solenidade de início da nova gestão do Governo do Estado, na Cidade Administrativa. O novo governador deve, já na posse, fazer a primeira reunião da equipe e marcar outra para o dia seguinte, quando, de fato, começa a sua administração. Juiz de Fora terá duas cadeiras à mesa com os secretários Custódio Mattos, de Governo, e Elizabeth Jucá, na pasta de Impacto Social.
Prefeitos madrugam
O prefeito Antônio Almas confirmou presença na posse do governador e dos juiz-foranos Custódio Mattos e Beth Jucá, mas fez ressalvas diante do que ocorreu neste início de semana. A cidade, na véspera do Natal, viveu um de seus piores dias com o temporal que afetou praticamente todas as regiões. Desde a forte chuva, o município não faz outra coisa a não ser tentar voltar à normalidade. Como a posse ocorre no dia 1º, não só Almas mas os demais prefeitos devem sair de casa de madrugada para chegar à Assembleia antes das 9h.