Zema define novo comando da Polícia Militar

Subcomandante será o coronel Marcelo Fernandes - natural de JF, mas sem nunca ter servido em sua cidade natal

Por Paulo Cesar Magella

21/12/2018 às 11h53 - Atualizada 21/12/2018 às 18h22

O governador Romeu Zema divulgou, na tarde desta sexta-feira, a composição do novo comando da Polícia Militar. O comandante geral será o coronel Giovane da Silva; o subcomandante será o coronel Marcelo Fernandes – natural de Juiz de Fora, mas sem nunca ter servido em sua cidade natal – enquanto o coronel Borges será o chefe do Gabinete Militar.

Corpo de Bombeiros

O governador eleito, por usar o twitter, não utiliza o nome completo dos nomeados militares, optando pelo seu nome de guerra. Para os Bombeiros indicou o coronel Estevo, enquanto o coronel Erlon vai para o Estado Maior.

PUBLICIDADE

Polícia Civil

O delegado Wagner Pinto será o chefe da Polícia Civil, enquanto delegado Joaquim Francisco será o chefe-adjunto da corporação.

Custódio assume o Governo

A indicação do ex-prefeito Custódio Mattos para a secretaria de Governo da gestão Zema, confirmada pelo governador eleito, vinha sendo costurada já há algum tempo, especialmente pelo vice-governador Paulo Brant, com quem já tinha trabalhado. A principal resistência vinha de lideranças do Partido Novo de Juiz de Fora, que entendiam o lastro tucano como um problema. Aos poucos a resistência foi sendo quebrada internamente por alguns membros do próprio grupo que destacavam o poder de articulação do ex-prefeito, que acumula experiências não só na prefeitura de Juiz de Fora, mas também na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, além de ter sido secretário de estado e municipal em Belo Horizonte. A capacitação técnica também foi levada em conta.

Conversa com a base

A conversa derradeira ocorreu na manhã dessa quinta-feira, na residência do próprio Custódio, quando ele recebeu as lideranças do Novo. Foi uma conversa longa da qual os próprios resistentes saíram convencidos da competência do ex-prefeito. A partir daí, o martelo foi batido, mas a comemoração, especialmente entre os mais próximos, só ocorreria depois da confirmação pelo próprio Zema, na manhã desta sexta-feira, embora alguns meios de comunicação já estivessem dado à escolha o caráter definitivo.

Novos desafios

Em entrevista à Rádio CBN Juiz de Fora, hoje pela manhã, Custódio se disse confiante com o novo Governo, cujos desafios serão a reconstrução do Estado. Segundo ele, o diálogo com a Assembleia será importante para implementação de tais medidas.

Confirmações pelo twitter

Pelo twitter, como tem feito desde o início das indicações, Zema confirmou também Germano Vieira, para a pasta do Meio Ambiente, e Ana Valentini, para a Agricultura. Também nesta sexta-feira ele confirmou Júlia Sant’Ana para a Secretaria de Educação, Manoel Vítor de Mendonça Filho para o Desenvolvimento Econômico, Sérgio Pessoa, para a Advocacia Geral do Estado, e Rodrigo Fontenelle para a Controladoria Geral.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também