Família juiz-forana faz campanha para doação de medula óssea
Bebê Pedro Altomar, de 9 meses, foi diagnosticado com leucemia e aguarda doação
Milhares de pessoas aguardam um transplante de medula óssea, e para ajudar é necessário apenas 5 mililitros de sangue. O primeiro passo é procurar o hemocentro mais próximo e cadastrar, preenchendo o formulário de identificação e o termo de consentimento. A etapa seguinte consiste em retirar 5 mililitros de sangue para o exame de histocompatibilidade (HLA). Os dados do doador ficarão no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Agora que o processo foi explicado, que tal colocar em prática? Aqui em Juiz de Fora está acontecendo a campanha em prol do bebê Pedro Altomar Barbosa Ferraz, de 9 meses, diagnosticado com leucemia mieloide aguda. Segundo o pai da criança, José Geraldo Ferraz Júnior, o movimento começou quando ele descobriu que o filho precisaria de muitas transfusões de sangue ao longo do tratamento, e para evitar que faltasse para Pedro e outros pacientes, ele começou a mobilização em busca de doadores.
Segundo Ferraz, o diagnóstico aconteceu depois de uma febre no dia 6 de novembro deste ano. “O Pedro sempre foi uma criança muito saudável. Um dia fomos surpreendidos por uma forte febre. Levamos nosso filho para o Hospital Albert Sabin e, após alguns exames, foi constatada a doença.” Desde então a família reúne esperanças na busca de um doador compatível, já que a chance é de apenas 1 em 100 mil de encontrar um doador sem grau e parentesco.
Desde que a campanha começou, mais de 500 pessoas já procuraram a unidade regional do Hemominas para doar sangue e se cadastrar no Redome. “Muita gente abraçou a ideia desde o início, o que aumentou o número de pessoas fazendo o cadastro. As pessoas querem ajudar, falta apenas informação”, acredita Ferraz. Para ele, ainda há muita dúvida no que envolve a doação de medula óssea e mitos a respeito do procedimento e recuperação.
Semana Nacional de Conscientização sobre a Doação de Medula Óssea
Em paralelo à campanha está acontecendo a Semana Nacional de Conscientização sobre a Doação de Medula Óssea, que vai até essa sexta-feira (21). Segundo a integrante da equipe de captação de doadores da regional do Hemominas em Juiz de Fora, Rosani Martins, a semana foi marcada por um crescimento significativo de cadastros. “Tanto a questão do Pedro quanto a divulgação da semana contribuíram para esse aumento. Nossa média é de cinco cadastros espontâneos por dia, e nesta semana chegamos a cadastrar uma média de 20 pessoas por dia. Só nesta quinta, até o horário do almoço, já haviam sido feitos 12 cadastros.”
Para quem já tinha feito o cadastro, é muito importante manter sempre atualizado. Rosani Martins explica que é através dele que a instituição consegue fazer o contato com o possível doador. Para quem deseja atualizar existem duas possibilidades: pessoalmente em algum hemocentro ou pelo site redome.inca.gov.br.