Projeto Sol é lançado no Parque da Lajinha

A iniciativa reúne 13 profissionais voluntários dispostos a estender a mão para quem passa por depressão e ansiedade


Por Daniela Arbex

16/12/2018 às 07h00

Paul-Almeida
Paul Almeida é idealizador da proposta que visa a combater depressão e ansiedade (Foto: Fernando Priamo)

Transformar o luto em aprendizado não é uma tarefa fácil, ainda mais quando a perda de um ente querido acontece de maneira trágica e repentina. Foi a partir de uma experiência dolorosa que o educador físico Paul Almeida decidiu dar vida a um projeto que visa a oferecer apoio e acompanhamento para quem passa por episódios de depressão, ansiedade e estresse. Dez meses após a morte da namorada, Paul lança, neste domingo (16), no Parque da Lajinha, o Projeto Sol – abraçando a vida, uma iniciativa que reúne um time de 13 profissionais voluntários dispostos a, assim como ele, estender a mão para quem passa por momentos difíceis.

Como a trajetória do educador físico sempre esteve ligada à promoção da saúde, Paul quis colocar sua expertise em prol do bem-estar físico e mental das pessoas. Por isso, quem for ao Parque da Lajinha, na manhã deste domingo, vai ter contato com diversas atividades do projeto, como dança, música, alongamento, treinamento funcional, yoga, além de artesanato e culinária. O objetivo é fornecer meios para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos, amenizando quadros de sofrimento e produzindo bem-estar.

PUBLICIDADE

Projeto-Sol“Qualquer pessoa poderá participar. Todas as atividades realizadas pelo projeto são gratuitas. Os interessados também poderão contar com apoio psicológico. Meu intuito é ajudar aqueles que estão vivendo processos difíceis, os quais resultam em depressão e desgosto com a vida”, afirma Paul, que convocou nomes de peso para serem seus parceiros, como a psicóloga Rita Cypriano.

Segundo Rita, a depressão é uma condição mental que acaba interferindo na vida como um todo, na esfera psico-físico-social e emocional. Desta forma, os links do indivíduo com o mundo acabam sendo afetados. “A apatia é um sintoma muito comum, e a atividade física ajuda no estímulo às relações sociais, estimulando o movimento, com impacto na qualidade do sono, na melhora do ânimo e da resposta à vida em geral”, detalha.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.