Zema convida Paulo do Carmo para Agricultura, mas ele só aceita ‘ajudar’
Economista, atualmente chefe do Centro de Gado de Leite da Embrapa, prefere continuar na pesquisa
O economista Paulo do Carmo Martins, chefe do Centro de Gado de Leite da Embrapa, foi convidado pelo Governo Zema para fazer parte da sua equipe, mas prefere continuar à frente da empresa de pesquisa. Na última terça-feira, ele viajou a Belo Horizonte para um encontro com o governador eleito, seu vice, Paulo Brant, e com lideranças da futura administração e do Partido Novo. Foi uma conversa longa, na qual expôs seu ponto de vista sobre qual deveria ser a atuação da Secretaria de Agricultura, que, no seu entendimento, deve ser concebida sob a ótica do alimento e do desenvolvimento rural, como está concebendo a ministra Tereza Cristina. Paulo do Carmo declinou do convite, por impedimentos familiares e por conta de compromissos com a Embrapa que ultrapassam as fronteiras de Minas, mas colocou-se à disposição para apoiar o Governo na formulação de propostas da pasta.
Almas com Zema
Quem também vai se encontrar com o governador eleito é o prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas. Será na segunda-feira, na sede da Associação Mineira dos Municípios, quando ele e um grupo de prefeitos não só vão tratar das relações entre o novo Governo e as prefeituras mas também discutir saídas para a crise que afeta os municípios, cuja causa principal é o próprio Estado com ações de contingenciamento e o não repasse de verbas constitucionais. Zema deve estar acompanhado do contador Gustavo Barbosa, futuro secretário da Fazenda, e deve dar detalhes de como pretende superar o impasse financeiro.
Cotações para PM
O coronel Marcelo Fernandes, comandante da 8ª Região de Polícia Militar, com base em Governador Valadares, é um dos nomes mais cotados para assumir o Comando Geral da Polícia Militar. Ele é natural de Juiz de Fora, mas nunca serviu na sua cidade natal, tendo feito toda a sua carreira em Belo Horizonte e em outros municípios do interior mineiro. Considerado operacional, tem bom trânsito na tropa. O nome do comandante da 4ª Região, sediada em Juiz de Fora, coronel Alexandre Nocelli, também está na mesa de apostas.
Para a Segurança
Já o general Mário Lucio Alves de Araújo ocupa a lista de preferências para assumir a Secretaria de Segurança de Minas. Já na reserva, ele disputou uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PSL, o partido do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Obteve 20.140 votos, mas insuficientes para elegê-lo. A Secretaria de Segurança tem ação direta nas polícias Civil e Militar. Como o governador eleito tem feito o anúncio pelas redes sociais, seu Twitter tem aumentado a audiência nos últimos dias.
Metas para 2019
Está prevista para esta quinta-feira, no Palácio da Saúde, a última plenária do comitê dos rios Preto e Paraibuna. A pauta tem demandas consideradas prioritárias como o Projeto Macaúba e a seleção de projetos socioambientais que serão desenvolvidos em 2019. Para estes, o comitê, que abrange 30 municípios, já tem em caixa cerca de R$ 1,4 milhão. A plenária, prevista para 8h30, é aberta ao público.