Saiba como se estruturar para conseguir um investimento “anjo”!

Para achar um investidor-anjo, não basta ter uma boa ideia, é preciso se estruturar para alcançar o sucesso


Por Camila Monteiro Villela, analista do Sebrae Minas

04/12/2018 às 08h00

Tem uma ideia inovadora? Sabia que você pode obter apoio financeiro e de gestão do seu negócio? É o que chamamos de investimento “anjo”. Além da inovação em si, sua ideia deve ter a possibilidade de ganho de escala e alta rentabilidade como principais características. O termo investidor-anjo vem dos Estados Unidos, onde pessoas aportavam recursos em peças teatrais. De uns tempos pra cá, o conceito difundiu-se para startups, ou seja, empresas inovadoras, escaláveis e replicáveis.

O “anjo” é uma pessoa física que aporta recursos financeiros próprios e/ou assessoria ao gestor do negócio. É importante entender que esse investidor quer um retorno sobre o capital investido – não se trata, portanto, de filantropia. Geralmente, a atitude parte de alguém que tem uma boa vivência de negócios e sucesso em gestão. Ele aplica seu capital em uma ideia que enxerga como promissora. Como tem experiência, ainda pode dar suporte aos empresários por meio de mentorias.

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Mas, para se conseguir um investidor-anjo, não basta ter uma boa ideia, é preciso se estruturar para alcançar o sucesso.

Quer saber como captar um investimento “anjo”? Responda às seguintes perguntas:

  • Já tem um advisor (conselheiro para as orientações iniciais no modelo de negócio)?
  • Qual a sua vantagem competitiva? Para isso, deve-se conversar com potenciais clientes, objetivando validar seu negócio. Demonstre seu diferencial!
  • A equipe é plural? A empresa reúne todas as competências necessárias a uma boa gestão?
  • Já tem um protótipo? O protótipo traz credibilidade à ideia e garante que é possível a sua execução, além de ser importante para a validação!
  • Em quanto tempo o investidor vai recuperar seu investimento e obter uma rentabilidade maior que outras aplicações disponíveis no mercado financeiro?
  • Seu pitch está pronto? Trata-se de uma explanação com duração média de 3 minutos, durante a qual as principais informações do seu modelo de negócio devem ser expostas.

Quer saber mais como criar seu pitch? Veja aqui.

Já está pronto? Agora é hora de “achar” os investidores. Vamos lá:

  • Procure um programa de pré-aceleração, aceleração ou até uma incubação. Esses programas oferecem mentorias das quais participam pessoas que são ou conhecem investidores. Além disso, preparam o modelo de negócio e treinam a startup a fazer um bom convencimento;
  • Vá a hackathon´s, desafios e encontros de startups: networking é tudo!;
  • A Anjos do Brasil, organização sem fins lucrativos, faz a ponte entre os anjos e as startups.

Existem grandes ideias inovadoras no mercado, faltando exatamente o que o investidor-anjo pode suprir – dinheiro e experiência –, a fim gerar desenvolvimento e sustentabilidade a futuros negócios. Boa sorte!

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