Campanha de combate ao câncer de pele acontece neste sábado
Atendimentos médicos gratuitos serão realizados das 9h às 15h no HMTJ e no HU
Com o slogan ‘Se exponha, mas não se queime’, o Dezembro Laranja, mês focado na conscientização e prevenção do câncer de pele, tem início neste sábado (1°). Para marcar a data, equipes do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus e do Hospital Universitário (HU/CAS Dom Bosco) farão, das 9h às 15h, ações de prevenção contra a doença. Em cada unidade, médicos dermatologistas e acadêmicos do curso de medicina irão atender cerca de 300 pessoas. Caso o público interessado ultrapasse a estimativa, serão distribuídas senhas.
O foco da iniciativa é dar apoio diagnóstico a suspeita de câncer de pele, fazer detecção de possíveis lesões cancerígenas e encaminhamento dos casos suspeitos de lesão maligna. Para que a campanha seja efetiva e beneficie o máximo possível de pessoas, portanto, a equipe solicita que a população busque apenas a avaliação de lesões, pintas e manchas suspeitas. Outras necessidades de atenção na área de dermatologia podem ser avaliadas posteriormente nos ambulatórios dos dois hospitais (HMTJ e HU), conforme agendamento prévio via Central de Marcação de Consultas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, além de fatal quando tratado tardiamente, o câncer de pele é um dos mais frequentes no país. Em geral, ele se manifesta como uma pinta ou mancha acastanhada (com alteração de cor), assimétrica, de bordas irregulares e diâmetro maior que seis milímetros. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 176 mil novos casos somente neste ano. De acordo com o Inca, 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele. A campanha visa alertar para o fato de que quanto mais precocemente a doença for detectada, maior é a chance de cura.
30 mil atendimentos em 2018
Em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), hospitais de várias cidades realizam o atendimento há vários anos. Desde 1999, o mutirão beneficiou mais de 594 mil brasileiros, e, nesta 20ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, a previsão é de que 30 mil pessoas sejam atendidas. Para tanto, cerca de quatro mil médicos dermatologistas e voluntários prestarão atendimento e esclarecimento quanto à importância de adotar medidas preventivas. As consultas serão realizadas gratuitamente em 132 postos de atendimento em diversos estados.
Até março de 2019, ou seja, durante todo o verão, serão promovidas ações e atividades de informação na internet, ruas, praias e parques. As recomendações básicas da SBD incluem adoção de medidas fotoprotetoras, como evitar horários de maior incidência solar (das 10h às 16h); utilizar chapéus de abas largas, óculos para sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais de sombra e manter uma boa hidratação corporal.
Tópicos: saúde