Doutores do Amor promovem caminhada para conscientizar população masculina

Voluntários da ONG recorreram à alegria para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata


Por Tribuna

17/11/2018 às 15h28

doutores-do-amor-felipe-2doutores-do-amor-felipe-3doutores-do-amor-felipe-4doutores-do-amor-felipe-6doutores-do-amor-felipe-7doutores-do-amor-felipe
<
>
Foto: Fernando Priamo

A segunda edição da “Caminhada Doutores do Amor Novembro Azul” agitou o Calçadão da Rua Halfeld no fim da manhã deste sábado (17). Com jalecos brancos, muita maquiagem e adereços azuis, os voluntários da ONG recorreram à alegria para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. Este ano, a iniciativa contou com a participação especial da bateria do Come Quieto. Os integrantes da Milagrosa transformaram a caminhada em um alegre bloco carnavalesco. “Estou muito feliz com eles aqui”, destacou Gilmara Delmonte, a ‘Miloca’, presidente dos Doutores do Amor. Sem parar um só segundo, ainda na concentração, na Câmara Municipal, ela organizava cada detalhe, das fotos às faixas. “Este ano, a gente quase não saiu, por falta de apoio. O que a gente recebe é pouco, mas eu não desisto”, enfatizou.

Ao ritmo do samba e da batida do funk, sob o comando do mestre Thoddynho, a bateria embalou a ação da ONG, chamando a atenção de todos que passavam pela Halfeld. E o público aprovou, especialmente o alvo da campanha: os homens. “Isso é importante. Tanto a mulher deve se prevenir contra o câncer, quanto o homem. Eu faço exame a cada seis meses, mas ainda há muito preconceito”, observou Luiz Carlos da Costa Sales, 70 anos.
Novembro Azul é um movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. A campanha, que começou na Austrália em 2003, visa alertar sobre a importância do diagnóstico precoce. No Brasil, a iniciativa só chegou em 2008 por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

PUBLICIDADE

A programação do Novembro Azul em Juiz de Fora você confere no link.

Tópicos: saúde

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.