Onda elétrica está a caminho
Salão do Automóvel deve colocar na ribalta modelos sustentáveis de várias montadoras
Chevrolet Bolt, Nissan Leaf, Hyundai Ioniq, Renault Zoe… Os elétricos estarão em evidência no Salão do Automóvel deste ano. O Bolt, por exemplo, esteve na edição de 2016 do evento, mas como coadjuvante. Desta vez, no entanto, o compacto será uma das principais atrações do estande da marca.
A Chevrolet está a um passo de bater o martelo sobre as vendas de seu veículo “verde” no país. Produzido nos Estados Unidos e com baterias recarregáveis na tomada, o Bolt é um dos vários modelos que marcam a primeira grande ofensiva de carros elétricos no mercado brasileiro.
Outro que estará na feira será o Leaf. A segunda geração do hatch elétrico da Nissan será vendida no Brasil a partir do ano que vem. A primeira esteve no país apenas para testes. A marca ofereceu o modelo por meio de comodato a órgãos do governo e empresas de táxis. Além do visual renovado, o Leaf ficou maior, 38% mais potente (150 cv) e 14% mais forte (32 mkgf). A autonomia, por sua vez, agora é de 400 km.
A Renault levará a dupla Zoe e Twizy ao Salão. Contudo, não confirma se serão vendidos aqui – ao menos por ora.
• Ioniq
Da Hyundai virá a versão elétrica do Ioniq. O hatch foi mostrado no fim de 2016 na Europa, e também tem versões híbrida e híbrida plug-in. A que será mostrada tem motor elétrico de 120 cv e 30 mkgf entregues às rodas dianteiras. As baterias de 28 kWh dão autonomia de cerca de 250 km.
Segundo informações da marca, o Ioniq é capaz de chegar aos 165 km/h. A recarga de até 80% das baterias pode ser feita em 25 minutos com um carregador de 100 kWh. O modelo tem sistemas de segurança ativa, como frenagem autônoma de emergência e monitores de ponto cego e de faixa de rolamento. A marca ainda não confirma se venderá o Ioniq no Brasil.
• Híbridos
O salão também será palco para a apresentação de modelos que combinam motor elétrico e a combustão. A Mini revelou que a principal atração de seu estande será a versão híbrida do Countryman. O Cooper S E All4 é o primeiro modelo híbrido plug-in (que pode ser recarregado na tomada) da marca. Ainda não há informações sobre quando as vendas do modelo começarão por aqui.
O britânico é equipado com um motor 1.5 turbo a gasolina de três cilindros e outro elétrico, no eixo traseiro. Ou seja: o carro tem tração nas quatro rodas. A potência combinada chega a 227 cv, com torque de 39,3 mkgf. O câmbio é automático de seis velocidades.
No modo automático, a Mini informa que o modelo pode alcançar 80 km/h apenas com o motor elétrico funcionando. Acima disso, o propulsor a combustão entra em ação. No modo MAX eDrive, o elétrico pode levar o Countryman a até 125 km/h. Um terceiro modo consegue recarregar as baterias durante o percurso, para que o motorista possa utilizar a carga apenas em situações específicas.
Outra que terá novidades será a Volkswagen, que irá mostrar o Golf GTE. O hatch é um híbrido do tipo plug-in, com potência combinada de 204 cv. No modo 100% elétrico, a autonomia é limitada a 50 km.
Da BMW, o i8 Roadster fará sua estreia nacional. Há motor 1.5 turbo a gasolina de 231 cv e elétrico de 141 cv. A marca informa que com esse conjunto o esportivo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.