Sinal analógico da TV aberta será desligado em dezembro

Consumidores que possuem aparelhos mais antigos, como os de tubo, precisam instalar conversor digital e antena externa para sintonizar canais


Por Fabíola Costa

28/10/2018 às 07h00

 

Falta pouco mais de um mês para que o sinal analógico de TV aberta seja desligado em Juiz de Fora e em Matias Barbosa. A partir de 5 de dezembro, os consumidores que possuem aparelhos mais antigos, como os de tubo (sem conversor embutido), precisam instalar um conversor digital e uma antena externa UHF ao televisor, para fazer a sintonia de canais abertos, como os da TV Integração, Alterosa e Record, por exemplo. Outra opção é adquirir um aparelho que já conte com o conversor embutido, como os de LED, LCD ou plasma com o selo DTV.

PUBLICIDADE

Outros 18 municípios também terão o sinal analógico desligado a partir do mesmo dia. Em Minas, a medida também atinge Governador Valadares, Uberaba e Uberlândia. As outras cidades que contam com o mesmo cronograma são: Blumenau (SC), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Dourados (MS), Feira de Santana (BA), Imperatriz (MA), Jaraguá do Sul (SC), Joinville (SC), Marabá (PA), Mossoró (RN), Parnaíba (PI), Petrolina (PE), Rondonópolis (MT), Santa Maria (RS) e Vitória da Conquista (BA).
As famílias beneficiárias de programas federais (como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros), que não possuem equipamento compatível com o sinal digital, têm direito ao recebimento de um kit gratuito composto de conversor, antena e controle remoto.

Os beneficiários devem acessar a página do Seja Digital (www.sejadigital.com.br) e agendar a retirada do kit ou, se preferir, ligar no 147 e posteriormente buscar os equipamentos no ponto de distribuição.
Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos programas com maior qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como suporte à recepção móvel e multiprogramação. Dados da Anatel, que coordena o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), responsável pelas ações de desligamento do sinal analógico, apontam para mais de 50% dos domicílios brasileiros com acesso ao sinal digital.

Expectativa

A expectativa é que o desligamento do sinal analógico traga benefícios para as redes de telefonia e para os usuários de internet em smartphones. Conforme a agência reguladora, quando desligado, o sinal analógico liberará uma faixa de radiofrequência já mapeada para que as operadoras de telefonia móvel ativem a tecnologia 4G, que possibilita acesso a internet mais veloz, de melhor qualidade e maior cobertura inclusive em ambientes fechados. Para o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, a digitalização da TV é mais um marco na história da televisão no país.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.