Desfile valoriza identidade feminina e conscientiza sobre o câncer de mama

Dentre as modelos participantes, estavam pacientes em tratamento na Ascomcer


Por Carolina Leonel

25/10/2018 às 21h28

O curso de Design de Moda do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em parceria com a Ascomcer, realizou mais uma edição do desfile Outubro Rosa. O evento aconteceu no Santa Cruz Shopping, na tarde desta quinta-feira (25). Na passarela, desfilaram pacientes em tratamento na Ascomcer e modelos da agência Patrícia Alvim. Os looks usados pelas manequins foram produzidos pelos alunos da instituição.

desfile-ascomcer-by-Daniel-Camposdesfile-ascomcer-by-Daniel-Campos-2desfile-ascomcer-by-Daniel-Campos-3desfile-ascomcer-by-Daniel-Campos-4
<
>
Foto: Daniel Campos

De acordo com a organização, a edição 2018 buscou conscientizar a população, mostrando que nem todas as mulheres que lutam contra o câncer de mama são iguais: cada uma delas tem suas características e suas identidades. Para tanto, diversos grupos foram representados: de mulheres punks, hippies, ciganas, trans, negras e plus size. O desfile, coordenado pela professora Ana Paula Calixto, tem como referência a disciplina Identidade Visual, ministrada pela professora Tâmara Lis.

PUBLICIDADE

Os alunos desenvolveram pesquisas sobre as diferentes tribos urbanas e a importância da moda na formação de suas identidades. A professora Selma Flutt, responsável pela Oficina de Criatividade e Moda, orientou a confecção dos looks, retratando os diferentes grupos. Para a coordenadora do curso de Design de Moda, Paula Castro, é fundamental para a formação social dos novos profissionais a atuação em iniciativas como essa.

A estudante Lúcia Monteiro destaca a importância de mostrar a pluralidade entre a população feminina: “Estamos falando sobre a prevenção do câncer de mama, que hoje atinge grande parte das mulheres. Mas também é nosso objetivo mostrar que elas não são apenas um padrão. Somos diversas, somos plurais e estamos celebrando justamente a nossa feminilidade e nosso poder enquanto indivíduo”.

Tópicos: outubro rosa

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.