Juiz de Fora será a capital nacional de Futebol 7

Campeonato Brasileiro é lançado e define grupos com algumas das principais equipes do país na modalidade nos dias 2, 3 e 4 de novembro, além de Tupi, CFZ e Prefeitura de Goianá representando JF e região


Por Bruno Kaehler

23/10/2018 às 22h36- Atualizada 24/10/2018 às 14h20

Futebol7
Da esquerda para a direita, Leo Beire, Rodolfo Groataers, Aurélio Peixoto e Tiago Ewald, que participaram da coletiva de lançamento no Brasileiro de Futebol 7 (Foto: Olavo Prazeres)

O Campeonato Brasileiro de Futebol 7 foi lançado oficialmente na tarde desta terça (23), no Centro de Futebol Zico Juiz de Fora (CFZ JF), que será palco do evento nos dias 2, 3 e 4 de novembro. Sorteio já definiu os grupos (ver quadro), que contarão com equipes locais, como o Tupi, CFZ JF e Prefeitura de Goianá, e algumas das principais camisas do Brasil, casos de Botafogo, Flamengo, Vasco e Sport.

Atenderam a imprensa durante entrevista coletiva o diretor do CFZ JF, Leo Beire, vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol 7 (CF7B), Rodolfo Groataers, presidente da Federação Mineira de Futebol 7 e vice da CBF7, Aurélio Peixoto, e diretor da Liga de Futebol 7 de Juiz de Fora, Tiago Ewald. A opção por trazer o torneio para o interior pela primeira vez foi explicada por Groataers.

PUBLICIDADE

“Existe uma restrição a cidades do interior para quem vem de longe, principalmente, do aeroporto, mas estamos buscando potencializar os pontos positivos do local. Hoje é difícil ter um complexo com três campos preparados para competição, com área de escape e segurança, uma garantia de melhor jogabilidade para os atletas. É uma estrutura (o CFZ JF) que concorre com o que temos de melhor no Rio de Janeiro. Esperamos que todos fiquem satisfeitos com a competição e quem sabe possamos trazer novos eventos”, analisa o vice-presidente da CF7B.

Segundo o diretor do CFZ JF, a oportunidade de receber o evento era sonho antigo. “É uma satisfação enorme porque realmente o sonho está se concretizando neste momento. Deste 2016, quando propusemos esse novo projeto aqui, queríamos trazer uma competição de nível nacional para Juiz de Fora, fomentando o futebol de 7 junto com outros eventos. Foi uma luta muito árdua também da Confederação para trazer as equipes e que essa seja a primeira de muitas competições aqui”, destaca.

A tabela de jogos será formalizada nos próximos dias, com previsão de que os jogos comecem às 14h da sexta-feira (2). Ao todo, são esperados 256 atletas e 64 membros de equipes técnicas das 16 equipes. Em cada chave, dois times avançam às quartas de final, com mata-mata até a decisão. A entrada no evento durante os três dias será gratuita.

Profissionalização é a meta

Diretor da Liga de Futebol 7 de JF, Tiago Ewald destacou o novo passo alcançado rumo a um dos objetivos principais da Liga. “Temos a intenção de profissionalizar essa modalidade tão disputada e ascendente em Juiz de Fora. Temos vários campeonatos ao longo dos anos sendo disputados. Esperamos que essa parceria com a CF7B seja longa e que a gente consiga trazer mais eventos com essa meta na cidade.”

Ainda segundo Ewald, além dos locais Tupi, CFZ JF e Prefeitura de Goianá, atletas juiz-foranos irão integrar outras equipes, como o Sport. A ideia é que alguns dos principais times da cidade, como Prime e Guaporé, cedam atletas.

Alto nível
Além dos juiz-foranos em campo, ex-atletas podem aparecer em equipes de expressão no país. Groataers, contudo, preferiu deixar um mistério sobre a possibilidade e reiterar o nível de competitividade. “Sobre essa parte dos atletas, os torcedores terão que comparecer ao evento! Mas quem sabe? Eu apenas faço a gestão do campeonato, mas o que os times estão preparando para trazer é com eles. O que posso adiantar é que a modalidade hoje é disputada em um nível muito elevado, com atletas de alto rendimento do futebol 7 mesmo. Mas as listas, quem mandam são os técnicos de cada clube”, ressalta.

O conteúdo continua após o anúncio

A ideia é lotar as arquibancadas móveis do CFZ JF. “Fica o convite para toda a população de Juiz de Fora. Estamos buscando parceria com a Settra para que um ônibus ao menos possa levar o torcedor do ponto em frente ao Procon (na Av. Presidente Itamar Franco, no Centro). Será uma coisa bastante organizada. As pessoas estarão em uma arquibancada que iremos colocar e poderão ir para outra, ver uma partida paralela”, destaca Leo Beire.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.