Museu Ferroviário reabre as portas com novo projeto visual

Espaço ganha painéis com mais informações sobre a história de JF e planeja atividades para aumentar o público


Por Júlio Black

20/10/2018 às 07h00

Atualizados com novas informações e de visual mais moderno, painéis ajudam o visitante a entender a importância das ferrovias para a expansão do país (Foto: Olavo Prazeres)

Os 15 anos de inauguração do Museu Ferroviário de Juiz de Fora, em 21 de agosto, passaram de forma discreta. Um dos motivos foi que a instituição – exceção feita a eventos realizados durante a Primavera de Museus e abertura das portas para turistas que lá apareciam – esteve fechada por cerca de dois meses para adequações pontuais em suas instalações, que foram reabertas ao público no último dia 8 com novidades, entre elas nova identidade visual, painéis internos com informações atualizadas, parceria com o curso de turismo da UJFJ e o objetivo de aumentar o número de atividades no local e a presença de público – que, segundo a direção do museu, já saltou de dois mil visitantes em 2016 para dez mil no último ano.

De acordo com o diretor do Museu Ferroviário, Luiz Fernando Priamo, todas as ações e novidades são resultantes, em parte, do diagnóstico feito a respeito da situação do equipamento cultural, em que foram observadas algumas demandas do público, base para a realização do Plano Museológico que será implementado para definir as linhas a serem seguidas pelo museu nos próximo quatro anos. “No caso dos painéis, por exemplo, eles foram instalados na inauguração do museu e trabalhavam sua memória de forma mais técnica, não tão ligada à história de Juiz de Fora”, explica Priamo.

PUBLICIDADE

“Tentamos, por isso, inserir um pouco da história da cidade no contexto da instituição, acrescentando informações sobre as estações locais, as locomotivas que atendiam a região, como se dava seu funcionamento, as equipes. As pessoas, muitas vezes, passam por prédios históricos de Juiz de Fora e não têm ideia de que ali havia uma estação.”

Parte do acervo da instituição passou por restauração durante os meses em que o museu permaneceu fechado (Foto: Olavo Prazeres)

A nova identidade visual do Museu Ferroviário foi desenvolvida pelo setor de design da Funalfa, que também ajudou na criação de um folder em parceria com a MRS a fim de permitir que o próprio público faça a sua “visita guiada”. Os dois meses em que o museu permaneceu fechado serviram ainda para treinamento de brigadista para todos os funcionários, pintura das paredes internas, restauro de várias peças – incluindo a reinstalação da parte elétrica do farol que pertencia a uma das locomotivas – e readequação da parte expográfica, com a mudança de algumas peças a fim de que o visitante tenha uma melhor ideia de como era o cotidiano ferroviário.

Parcerias e mais atividades

Outra novidade que Luiz Fernando espera ver instituída em breve é o Setor Educacional do museu, fruto de uma parceria instituída com o curso de turismo da UFJF. “Ela servirá para termos visitas guiadas, elaborar atividades para as escolas, idosos, pessoas com deficiência, retomar os projetos de acessibilidade.” Para isso, os alunos da instituição de ensino vêm sendo capacitados desde setembro.

Com essas iniciativas, Priamo espera que o Museu possa ampliar seu horário de funcionamento (atualmente de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h), o total de atividades e, por consequência, o público. “Costumamos receber muitas turmas escolares nos finais de semestre, e esperamos poder ampliar essas visitas. Na Primavera de Museus, em setembro, reabrimos excepcionalmente para algumas atividades com as escolas, e mostramos a importância da manutenção dos museus”, conta, lembrando a destruição do Museu Nacional, em 2 de setembro.

Com os novos painéis, direção do museu espera contextualizar de forma mais clara a ligação de Juiz de Fora com a expansão ferroviária durante o Império (Foto: Olavo Prazeres)

“Uma das razões para termos quintuplicado o número de visitantes foi a realização de atividades, e queremos aumentá-las também”, continua. “No primeiro semestre, realizamos quase o total de 2017, e temos planos de diversificar essas atividades, como um cineclube para idosos, parceria com a Associação de Cegos. Neste sábado (20) teremos mais um Encontro de Colecionadores, das 10h às 14h, e excepcionalmente o Museu estará aberto à visitação. E na noite do dia 27 teremos contação de histórias de terror para crianças, aproveitando o clima do Halloween. Porém, mais que aumentar o público, é importante que ele absorva melhor as informações e histórias que temos para contar, e por isso essas melhorias são tão pertinentes. Temos estreitado essas parcerias com as instituições ao nosso redor, como a MRS e a UFJF, justamente com este objetivo.”

Museu Ferroviário
De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Neste sábado, tem Encontro de Colecionadores, das 10h às 14h, e excepcionalmente o Museu estará aberto à visitação. Av. Brasil 2001 – Centro, Juiz de Fora. 3690-7055

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.