Desenhos de alunos de escola pública são transformados em personagens de games

Ilustrações são fruto da visita feita por pesquisadores da UFJF aos estudantes da Escola Estadual Duque de Caxias


Por Tribuna

18/10/2018 às 13h18

Desenhos dos alunos da Escola Estadual Duque de Caxias foram reelaborados pelos alunos da UFJF (Foto: Leonardo Costa)

Quem diria que um simples encontro escolar resultaria em uma exposição artística? É que os desenhos feitos por alunos do ensino médio da Escola Estadual Duque de Caxias se transformaram em novas ilustrações, expostas no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A mostra é uma das atividades da 7ª Jornada de Divulgação Científica promovida pela entidade.

Os desenhos foram elaborados durante uma visita feita por pesquisadores da área de design de games da UFJF à escola, em setembro, como parte do projeto “A ciência que fazemos”, que visa estreitar os laços entre a área de pesquisa e as instituições de ensino da cidade, mostrando que a ciência é algo simples e bem acessível. No encontro, a pesquisadora em design de games Letícia Perani propôs um desafio aos estudantes: eles deveriam desenhar seu próprio personagem para jogos, filmes ou quadrinhos já existentes.

PUBLICIDADE
Exposição está no terceiro andar do Centro de Ciências da UFJF, com entrada gratuita (Foto: Leonardo Costa)

Esses desenhos serviram de inspiração para uma das atividades semanais do projeto de extensão “Design e Cultura dos Jogos Online”, chamada Concept Art. Dentre o material disponível, os acadêmicos escolheram aqueles que mais chamaram a atenção para serem redesenhados. Para a elaboração das ilustrações finais, eles levaram em consideração as maneiras mais apropriadas para traduzir as ideias propostas pelos estudantes do Duque de Caxias, para que ganhassem uma forma mais profissional e apropriada para o contexto de produção de um jogo.

Tanto os desenhos originais quanto as ilustrações estão expostas lado a lado na mostra, montada no terceiro andar do Centro de Ciências. Elas podem ser conferidas até este sábado (20). A entrada é gratuita, e o local funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18. Sábados, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Tópicos: educação

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.