Tupi é tricampeão brasileiro de futebol de mesa

Quinteto carijó faz história no Engenhão com caneco conquistado de forma antecipada após oito vitórias em dez jogos


Por Bruno Kaehler

10/09/2018 às 19h05- Atualizada 10/09/2018 às 20h33

tupifutebolmesa
Da esquerda para a direita, os campeões Leonardo Stumpf, Bruno Pinheiro, Paulo Marcos França, Thiago Stephan e Marcus Motta, que se conhecem há mais de duas décadas (Foto: Divulgação)

O Tupi reforçou o status de referência nacional no futebol de mesa no último fim de semana ao se sagrar tricampeão brasileiro do esporte na modalidade 3 toques. O caneco veio após três dias de disputas em alto nível na 38ª edição do Campeonato Brasileiro Interclubes no Estádio Olímpico Nilton Santos, o popular Engenhão. O Alvinegro juiz-forano foi representado pelo quinteto Leonardo Stumpf, Bruno Pinheiro, Paulo Marcos França, Thiago Stephan e Marcus Motta.

Ao todo, o Galo do futebol de mesa realizou dez confrontos no sistema de pontos corridos, diante de tradicionais equipes como Botafogo, Fluminense, Vasco da Gama, AABB de Brasília, Liberdade Futebol de Mesa, de Belo Horizonte (MG), Clube dos 500 (RJ), América de São José do Rio Preto (SP), Pequeriense, de Pequeri (MG), e venceu oito deles, resultado que assegurou a primeira posição a uma rodada do fim.

PUBLICIDADE

“Na sexta e no sábado jogamos muito bem. Fizemos oito partidas e ganhamos todas. Conseguimos ficar com uma folga na classificação, podendo até perder no domingo. No último dia, perdemos dois jogos, mas uma combinação de resultados fez com que a gente fosse campeão com antecedência ao abrir vantagem para o segundo colocado”, conta o administrador de empresas, Leonardo Stumpf, 44 anos, antes de exaltar o feito como inédito no esporte. “Este é o primeiro tricampeonato em sequência de uma equipe na nova regra da modalidade”, revela.

O troféu, segundo o professor Paulo Marcos, 45, comprova a representação carijó como modelo de time no Brasil. “Foi uma conquista muito difícil, um campeonato extremamente disputado com os melhores jogadores do país. O resultado é fantástico porque o Tupi se tornou o primeiro tricampeão consecutivo da modalidade e contou com quatro campeões brasileiros individuais e mais um excelente jogador, que é o Bruno Pinheiro. Hoje, com segurança, esse quinteto do Tupi formou a melhor equipe do país.”
O sucesso não é repentino. Como conta Stumpf, os jogadores alvinegros se conhecem há mais de 25 anos, o que “criou um vínculo não apenas nas mesas, mas que também passa para as famílias.” Eles treinam, em média, uma vez por semana na sede social do Galo, além de disputarem torneios municipais e estaduais. E há, ainda, o prazer, como o do jornalista Thiago Stephan, de defender a camisa de uma instituição pela qual torce.

“Foi uma competição emocionante. O Tupi se destacou desde o início, credenciando-se ao título, que acabou vindo de maneira antecipada. Tão importante quanto o título é vestir a camisa do Tupi, que tanto amo, ao lado de amigos tão especiais”, reitera.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: tupi

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.