Pesquisa aponta Ciro e Bolsonaro no 2º turno

Sem a presença de Lula na disputa eleitoral, candidatos do PDT e PSL teriam confronto direto.


Por Gracielle Nocelli

03/09/2018 às 12h11- Atualizada 03/09/2018 às 15h15

Ciro Gomes (PDT) disputaria o segundo turno ao lado de Jair Bolsonaro (PSL) se as eleições fossem hoje, conforme pesquisa eleitoral divulgada nesta segunda-feira (3) pelo BTG Pactual. O estudo testou dois cenários, um com a presença do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito e outro sem ele. O ex-presidente teve o registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última sexta (31). Registrada no TSE sob o número BR-01057/2018, a pesquisa ouviu duas mil pessoas, por telefone, entre os dias 1º e 2 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

PUBLICIDADE

Sem Lula concorrendo e com Fernando Haddad como cabeça de chapa do PT, Bolsonaro teria 26% dos votos e Ciro alcançaria 12%, o que levaria os dois candidatos ao segundo turno. Marina Silva (Rede) aparece em terceiro lugar na pesquisa com 11% da preferência dos eleitores. Em seguida estão Geraldo Alckmin (PSDB) com 8%, Haddad (PT) com 6% e João Amoêdo (Novo) com 4%. O estudo não criou simulações para prováveis disputas do segundo turno.

Mesmo após ter o registro de candidatura negada, Lula lidera a pesquisa quando tem o nome incluído na disputa eleitoral. Neste cenário, o petista conta com 37% dos votos contra 26% de Bolsonaro. Ciro aparece em seguida com 7% e Alckmin com 6%. Marina cai duas posições ficando em quinto lugar  com 5% da preferência. Amoêdo se mantém com 4%.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.