Vacinas contra raiva são aplicadas neste sábado em Juiz de Fora

Tutores de cães e gatos devem comparecer a um dos 106 postos de vacinação, que funcionam das 8h às 17h


Por Tribuna

30/08/2018 às 10h07- Atualizada 30/08/2018 às 17h02

Cães e gatos, a partir dos três meses de idade, devem receber a dose anual da vacina antirrábica, que será aplicada gratuitamente neste sábado (1º de setembro), nos 106 postos de vacinação espalhados pela cidade, que funcionarão das 8h às 17h. A ação é promovida pelo Setor de Zoonoses do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea) da Secretaria de Saúde. Confira aqui a lista dos postos onde ocorre a vacinação.

O Ministério da Saúde recomenda a aplicação da vacina antirrábica com o intuito de proteger os animais contra a raiva. Para os animais que estão recebendo a primeira dose da vacina da vida, há recomendação de uma dose de reforço, que poderá ser feita no dia 20 de outubro, quando será realizada a segunda etapa da campanha. A Secretaria de Saúde realiza a vacinação das principais espécies envolvidas na transmissão da raiva, que são os cães e gatos, e recomenda aos proprietários de bovinos, equídeos, caprinos, ovinos e suínos que procedam a vacinação de seus animais de forma particular.

PUBLICIDADE

Sobre a raiva

Juiz de Fora não registra casos da raiva em caninos e felinos desde 1998, devido às constantes e efetivas campanhas de vacinação. Contudo, a Secretaria reitera que têm sido confirmados casos de raiva em bovinos e equídeos nos últimos anos na cidade, o que demonstra a circulação viral e reforça a importância da vacinação, que é a principal maneira de prevenir o aparecimento da doença.

A raiva é uma doença causada por vírus e pode ser transmitida ao ser humano, principalmente por mordedura e lambedura de mucosas. A zoonose pode causar encefalite e ocasiona a morte em praticamente todos os casos. Os sintomas da doença nos animais podem ser identificados por meio de mudanças no comportamento e sinais como febre, perda de apetite, agressividade, paralisia das patas, uivos e aumento de sensibilidade à luz, o que os fazem buscar locais mais escuros, salivação e medo de água.

Tópicos: saúde

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.