Só três candidatos são favoritos para o Governo de Minas

Por Paulo Cesar Magella

31/07/2018 às 07h00 - Atualizada 30/07/2018 às 20h33

A disputa para o Governo de Minas está praticamente fechada entre três candidaturas. Basta ver os números das pesquisas que já estão em curso. Nessa segunda-feira, o jornal “O Tempo”, de Belo Horizonte, divulgou levantamento do DataTempo/CP2, realizado entre os dias 15 e 18 de julho em todas as regiões mineiras. Por ele, o senador Antonio Anastasia (PSDB) lidera com 19,4% das intenções de voto. Ele é seguido pelo governador Fernando Pimentel (PT), que somaria 12,6%, enquanto o ex-prefeito da capital Marcio Lacerda (PSB) alcança 7,6% das intenções. Os pesquisadores ouviram 1.823 eleitores maiores de 18 anos. A margem de erro da pesquisa é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos. Os que disseram que vão votar em branco ou que pretendem anular o voto são 30,9%. Os que não souberam opinar ou que se consideram indecisos são 16,1% dos eleitores mineiros ouvidos pelo instituto.

Segundo turno

Na pesquisa apresentada pelo “O Tempo”, foi elaborada também uma simulação do segundo turno. O ex-governador Antonio Anastasia, no atual cenário, bateria todos os concorrentes. Se enfrentasse Fernando Pimentel, teria 33,6% contra 24,6%. Se o adversário for Marcio Lacerda, o ex-governador teria 36,1% contra 18,6%. O CP2 também simulou Anastasia contra Adalclever Lopes, do MDB. O placar seria de 41,1% contra 8,2%. Se a disputa fosse entre Pimentel e Marcio Lacerda, haveria um empate técnico de 26,8% a 25,6%.

PUBLICIDADE

Pode mudar

Os números ficam comprometidos à medida que avançam as conversações. São cada vez mais fortes, por exemplo, as possibilidades de o PSB de Marcio Lacerda e o MDB de Adalclever Lopes subirem no mesmo palanque. O fato novo desse início de semana seria a possibilidade de o DEM também engrossar a fila com seu candidato a governador, Rodrigo Pacheco, abrindo mão da disputa para tentar o Senado Federal. Só que ele também está na mira dos tucanos, que, por sinal, já fizeram a sua convenção, mas ainda não divulgaram a lista dos candidatos.

Dia de treinamento

A dois meses das eleições, juízes das 304 zonas eleitorais de Minas participam, desde essa segunda-feira, em Belo Horizonte, de um curso de atualização promovido pelo TRE. O objetivo do Encontro de Estudos Eleitorais é “aprimorar os conhecimentos dos magistrados e prepará-los para a condução das atividades relacionadas às eleições”. Os juízes foram divididos em três turmas. O curso inclui oficinas sobre logística e procedimentos administrativos, propaganda eleitoral e poder de polícia, crimes eleitorais e processo penal eleitoral. Na segunda parte, os magistrados acompanham palestras sobre acessibilidade, desafios do processo eleitoral e fake news.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também