Encceja divulga locais da prova de 2018
A prova acontece no dia 5 de agosto em todo o país. É responsabilidade do candidato conferir o local do exame assim como demais informações fornecidas.
Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já podem consultar os seus locais de prova no site oficial do programa.
O cartão de confirmação informa o número de inscrição, data, horário, local de realização das provas, as áreas de conhecimento e nível de ensino, além dos pedidos de atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social, caso o candidato tenha solicitado.
Além disso, o campo de informações apresenta a secretaria estadual de educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia escolhido para emissão do certificado ou declaração parcial de proficiência.
Fique ligado: É responsabilidade do participante consultar previamente o seu local de prova, bem como todas as demais informações. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o aluno apresente o cartão de confirmação no dia do exame.
A prova acontece no dia 5 de agosto em todo o país.
Encceja 2018
O Encceja é um programa destinado a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino (fundamental e médio).
As inscrições para a prova de 2018 ocorreram de 16 a 27 de abril.
A partir desta edição, o candidato que faltar à prova e quiser fazer o Encceja 2019 terá de justificar a ausência no sistema de inscrição do próximo ano para manutenção da gratuidade. Se a justificativa não for aprovada, o participante deverá ressarcir os cofres públicos para realizar o exame.
Em 2017, a taxa de ausência foi de 60%. A decisão é um meio de evitar prejuízos aos cofres públicos.
Leia também:
Edital do Pism é divulgado e oferece 2.323 vagas para 2019
Resultado do ProUni já está disponível
A prova
O Encceja funciona como uma simplificação do supletivo. Nele, o candidato deve fazer quatro provas, cada uma, contém 30 questões de múltipla escolha. Além das provas, o Exame conta também com uma redação. Para dar um suporte a mais para o aluno, o Inep disponibiliza em seu site apostilas gratuitas. Neste material didático, é possível estudar por cada área do conhecimento.
Bolsas de estudo
Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Um desses programas é o Tô de Bolsa. Ele oferece bolsas de estudo de até 60% de desconto nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento.
Aproveite o segundo semestre e garanta a sua bolsa. Quer saber mais? Clique aqui e comece a estudar já!
Sugira uma pauta!
Qual assunto você gostaria de ler mais aqui? No que mais tem dúvidas? O Caderno do Enem quer saber sobre quais outros temas podemos escrever que irão ajudar nos seus estudos. Mande a sua sugestão de pauta para redacao@cadernodoenem.com.br.