Audiência discute fidelidade partidária

Por Paulo Cesar Magella

08/07/2018 às 07h00 - Atualizada 07/07/2018 às 15h56

Audiência na Justiça

Está prevista para o dia 13, no Tribunal Regional Eleitoral, uma audiência de instrução envolvendo a ação impetrada pelo ex-vereador José Laerte contra o mandato do vereador Rodrigo Mattos. O ex-vereador quer o mandato sob o argumento de que Mattos, ao deixar o PSDB e se filiar ao PHS para disputar as eleições de 2018, cometeu infidelidade partidária. A audiência será basicamente para oitiva das testemunhas arroladas no caso. Em sua defesa, Mattos deve argumentar, entre outros pontos, que teria sido intimidado após ter feito críticas às ações do senador Aécio Neves, quando este foi denunciado pelo empresário Joesley Batista.

Unificação

No momento em que a segurança pública tem sido tema recorrente nas discussões, a Comissão Especial da Câmara Federal que estuda a unificação das polícias Civil e Militar já recebeu relatório do deputado Vinícius Carvalho (PRB-SP) prevendo que os estados tenham a possibilidade de adotar o chamado “ciclo completo”, unindo as duas polícias em uma única corporação. A ideia de Carvalho está prevista em uma proposta de emenda à Constituição, cujo texto começará a ser discutido pela comissão nesta semana.

PUBLICIDADE

Vai depender

Mesmo em caso de aprovação na comissão, o texto depende de 171 assinaturas de deputados para começar a tramitar na Câmara. Carvalho propõe um novo modelo de polícia nos estados, sem vinculação com as Forças Armadas. A PM se transformaria em “polícia estadual”, com ações ostensivas e de apuração de infrações penais, enquanto a Polícia Civil passaria a se chamar “polícia estadual investigativa”, com a missão de apurar infrações penais de alta complexidade.

Feira protegida

Por iniciativa do vereador Marlon Siqueira, a cidade pode ganhar uma nova etapa na política de segurança semelhante à Rede de Vizinhos, que já funciona em algumas regiões. Na última quarta-feira, ele se reuniu com o comandante da 4ª Região de Polícia Militar, coronel Alexandre Nocelli, acompanhado do secretário de Agropecuária e Abastecimento, Bebeto Faria, para tratar do tema. Ficou definido que, nas próximas semanas, o projeto será repensado para se adaptar às características de uma feira livre. O primeiro piloto deve ser aplicado na Feira Livre da Avenida Brasil, que ocorre aos domingos.

 

O conteúdo continua após o anúncio
Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também