Campanha de vacinação antirrábica começa no dia 16 na Zona Rural

Expectativa em Juiz de Fora é de vacinar mais de 5 mil cães e 600 gatos, além de outros animais


Por Tribuna

03/07/2018 às 07h44

A Campanha de Vacinação Antirrábica em Juiz de Fora começará partir do dia 16 deste mês, quando as equipes do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde estarão em toda a Zona Rural, em postos fixos e volantes. A expectativa é vacinar mais de cinco mil cães e 600 gatos, mas outros animais também devem ser vacinados.

De acordo com o Setor de Zoonoses, todos os anos são registrados casos de raiva em bovinos e equinos na cidade, o que deve servir de alerta para que os moradores e proprietários de sítios e fazendas se programem para abrir suas portas aos profissionais e imunizar seus animais. Os postos fixos serão montados em pontos de maior concentração de população, como postos de saúde, igrejas, centros comunitários e escolas, além de fazendas maiores e mais conhecidas. Outra equipe cuidará da busca ativa, para garantir que os animais que estejam em locais de difícil acesso também recebam a dose. A vacinação acontecerá até 3 de agosto, sempre de segunda a sexta.

PUBLICIDADE

O último caso de raiva canina registrado em Juiz de Fora foi em 1998, porém, todos os anos ocorrem casos em bovinos e equinos na Zona Rural, com transmissão principalmente por morcegos. Cães e gatos são o principal foco da campanha, uma vez que eles são os principais transmissores da doença para humanos. Não há registros na cidade.

A vacinação na área urbana está programada para acontecer em duas etapas: 1º de setembro e 20 de outubro.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.